Estudo
revela que o AgitÁgueda tem um impacto profundo na economia local,
seja na restauração, alojamento local ou
no comércio tradicional. Por
cada euro investido, há um retorno de 11,4 euros.
O
impacto total do AgitÁgueda é de mais de 8 milhões de euros, que
se materializa em gastos com os transportes (1.071.214 euros), na
restauração (2.958.295 euros), em alojamento (1.551.784 euros), em
compras (1.137.803 euros), bem como na publicidade/publicitação
(1.200.000 euros). O AgitÁgueda tem ainda um impacto adicional nos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU em
177.537 euros.
“Os
dados apurados tornam claro que investir na realização de um evento
como o AgitÁgueda é uma aposta ganha do Município”, defende
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que
o retorno conseguido é “muito elevado” e tem reflexos diretos e
visíveis na economia local, nomeadamente no comércio tradicional,
na restauração e na hotelaria que, por esta altura, atinge a quase
capacidade total de alojamento.
A
par do impacto tangível, que é indicado por este estudo nos
diversos sectores da sociedade, Edson Santos aponta para todo um
enorme impacto intangível e indiscutível do AgitÁgueda, com
efeitos na comunidade local e regional.
“Este evento projeta Águeda a nível mundial, sendo conhecida como
a cidade dos chapéus coloridos, o que tem um impacto profundo nas
suas gentes, com um orgulho, sentido de pertença e identidade muito
vincadas”, disse o Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Não
obstante o crescimento que o festival tem tido ao longo dos anos, a
preocupação ambiental e de sustentabilidade estão sempre bem
presentes na organização do evento.
Segundo
o estudo, elaborado pela Tayloring Business & Technology durante
o evento do ano passado, o AgitÁgueda teve um custo global de
711.630,14 euros e uma receita apurada de 53.465,60 euros, o que
resultou num custo líquido de 658.165 euros na edição de 2019.
Retorno
do investimento
A
análise aos dados financeiros permite concluir, tendo em conta o
impacto de 8 milhões de euros de retorno do investimento realizado e
o custo líquido associado ao AgitÁgueda, que por cada euro
investido, existe um retorno de 11,4 euros.
Dos
gastos totais já referidos, de destacar os relacionados com a
restauração, em que os visitantes gastaram 2.958.295 euros nos
restaurantes do concelho durante o AgitÁgueda, o que, atendendo aos
173.491 visitantes mensurados no estudo, revela um gasto médio de
17,05 euros por pessoa.
As
compras efetuadas no comércio local durante o evento, de 1.137.803
euros, permite
estimar um gasto médio por pessoa de 6,56 euros.
Importa
aferir ainda os indicadores de consumo, que, segundo a SIBS
(Sociedade Interbancária de Serviços), aponta para um movimento de
27,7 milhões de euros (entre pagamentos eletrónicos e em
numerário), em julho de 2019, um crescimento de 6,5% face ao mesmo
período de 2018.
Durante
o AgitÁgueda (6 a 28 de julho de 2019) houve um movimento de
26.437.954 euros, sendo que, de entre as várias operações
realizadas, mais de 9 milhões de euros respeitaram a pagamentos
eletrónicos em compras e mais de 8 milhões de euros foram
levantamentos efetuados nas caixas ATM.
Nos
23 dias do AgitÁgueda – Art Festival de 2019 passaram pelo evento
800 grupos e artistas.
Notoriedade
além-fronteiras
O
impacto do festival pode ainda ser provado na notoriedade do concelho
além-fronteiras, com notícias publicadas nos meios de comunicação
social de 44 países (512 notícias publicadas nos media, 282
publicações nas redes sociais e 14,4 milhões de impressões) e com
os vários prémios internacionais já conquistados, entre os quais o
Best Iberian Festival Awards. Toda esta notoriedade levou, por
exemplo, a que a CNN tenha considerado Águeda como tendo uma das
ruas mais bonitas e coloridas do mundo.
Quanto
a visitantes, como já referido, o AgitÁgueda atraiu 173.491
visitantes, sendo que 16% são locais, ou seja, de Águeda. Quanto a
estrangeiros, foram os franceses que mais visitaram Águeda por
altura do festival, seguindo-se os alemães e os suiços. Os alemães
foram os que mais pernoitaram em Águeda para assistirem a mais dias
de festival, seguindo-se os franceses e os ingleses.
Importa
referir que o estudo fez uma medição de 173.491 visitantes apenas
no mês de julho, sendo que ficam de fora desta contabilização o
período de agosto e setembro, meses em que a instalação dos
guardas-chuvas coloridos fica disponível nas ruas da baixa da cidade
e que continua a atrair milhares de
visitantes.
O
Posto de Turismo recebeu, durante o período do AgitÁgueda, um
aumento significativo de procura, com um total de 4.492 visitantes
nos 23 dias do evento, o que revela uma média de 195 pessoas por dia
a se deslocarem ao Posto de Turismo para obter informações.
O
estudo evidencia ainda, com base num inquérito realizado durante o
evento, que 59% dos visitantes estavam em Águeda propositadamente
para assistir ao festival e que 40% era a primeira vez que vinham ao
AgitÁgueda. Entre os 60% que já tinham vindo ao AgitÁgueda, a
maioria (35%) tem sido presença assídua
desde a primeira edição (em 2006), tendo os “repetentes” vindo,
em média, a oito edições do festival.
Entre
os vários eventos associados ao festival, a animação de rua, os
concertos, a arte urbana e o Umbrella Sky Project (ruas dos chapéus)
foram os que atraíram mais visitantes.
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