segunda-feira, 29 de junho de 2020

Associação de Municípios vai gerir Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes


Os municípios de Ferreira do Zêzere, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Nisa, Oleiros, Ourém, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão assinaram, no dia 26 de junho, a escritura para a constituição da Associação de Municípios para a Gestão do Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes – CIRAE, estrutura localizada no concelho de Proença-a-Nova e até aqui gerida pela Pinhal Maior. A nova associação, pessoa coletiva de direito público, tem como principal objetivo a exploração e promoção do CIRAE, visando sempre o bem-estar animal e a defesa da saúde pública, conforme referido nos estatutos.
Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a realização da escritura é a conclusão de um processo longo, devido ao número de municípios que envolve e, ao mesmo tempo, é o início de uma nova etapa para este equipamento que tenta responder aos desafios criados pela nova lei. “Temos vários projetos alinhavados para este Centro, nomeadamente a ampliação das instalações para duplicarmos a sua atual capacidade, a criação de um centro cirúrgico e ainda de um espaço de hotel para os animais ficarem temporariamente enquanto os seus donos vão de férias. Além disso, vamos intensificar as ações de adoção de animais e de sensibilização para o seu não abandono, numa altura em que, devido à atual situação pandémica e dificuldade de algumas famílias, foi notório o aumento do número de animais na rua”, refere o autarca.
Depois de realizada a escritura pública, a associação será registada no RNPC (Registo Nacional de Pessoas Coletivas) e será realizada Assembleia Geral para eleição dos corpos sociais. À recentemente criada Associação juntar-se-á muito em breve o Município de Penamacor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário