sexta-feira, 24 de julho de 2020

Barcelos | Ministro marca presença na abertura da IPCA Summer School |


Cerca de 40 estudantes vão desenvolver actividades de formação e investigação durante 3 meses, em regime presencial.

Arranca na próxima segunda-feira, dia 27 de julho, a IPCA Summer School que conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia em Ensino Superior, Professor Manuel Heitor.

A sessão de abertura está marcada para as 10h30, a decorrer no Auditório Eng. António Tavares, no campus do IPCA em Barcelos, à qual se segue um workshop com o mote “Elaboração de um Plano de Negócios”, ministrado pelo docente da Escola Superior de Gestão (ESG), Carlos Plácido.

Esta é a 1ª edição da IPCA Summer School que tem o apoio especial das “Escolas de Verão em Politécnicos e Universidades" onde se pretende estimular o desenvolvimento de iniciativas integradas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e formação superior, exclusivamente presenciais, em estreita articulação com as unidades de I&D do IPCA. Pretende-se desenvolver esta iniciativa anualmente de forma a promover a integração da formação com as atividades de I&D.

Neste âmbito, o CICF organiza a Accounting and Finance Summer School que visa dotar os estudantes de competências técnicas e transversais que lhes permitam criar e gerir o seu próprio negócio através da simulação empresarial. O curso é frequentado por 18 estudantes das áreas da contabilidade, gestão e áreas afins e assenta numa perspetiva multidisciplinar, onde será estimulada a capacidade de investigação, trabalho em equipa e desenvolvimento de uma empresa em contexto simulado. Neste sentido, serão também promovidos workshops que visem dotar os estudantes de conhecimentos em métodos e metodologias de investigação, mais relacionadas com a elaboração de relatórios de investigação aplicada e com a análise de dados. Serão ainda apresentados aos estudantes os projetos de I&D em curso no CICF, permitindo o contacto com as mais recentes linhas de investigação nestas áreas. A Accounting and Finance Summer School culmina com a apresentação do projeto desenvolvido pelos estudantes no decorrer do curso.

O 2Ai organiza a 2Ai Summer School que pretende promover o desenvolvimento de atividades de I&D presenciais focadas na área da inteligência artificial por 18 jovens investigadores. Esta irá decorrer nas instalações do Laboratório do 2Ai, na Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA. O plano de formação desta escola de Verão encontra-se dividido em duas componentes: formação e investigação. A componente de formação baseia-se em cursos temáticos presenciais de curta duração lecionados por investigadores integrados e colaboradores do 2Ai. Estes cursos focam-se em temáticas emergentes de investigação e desenvolvimento tecnológico (nomeadamente, processamento natural de linguagem, deep learning para visão por computador, Tiny AI, robôs colaborativos, simulação e, manufatura aditiva) e formação em componentes básicas de investigação (nomeadamente, metodologias de investigação, análise de dados, escrita científica, preparação de pitchs científicos e oportunidades de financiamento).

A IPCA Summer School acolhe, durante os próximos 3 meses, em regime presencial, cerca de 40 estudantes que vão receber uma bolsa de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A IPCA Summer School conta com o apoio especial “Escolas de Verão” em Politécnicos e Universidades no verão de 2020, com atividades presenciais de estudantes, docentes e investigadores, incluindo soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social, de resposta à pandemia de COVID-19. Uma iniciativa da FCT em colaboração com a Direção Geral de Ensino Superior (DGES).

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário