sexta-feira, 24 de julho de 2020

No próximo dia 27 de julho a Senhora Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, desloca-se a Vouzela para a assinatura da Carta de Compromisso com a Sustentabilidade, no âmbito do Plano de Sustentabilidade Turística de Vouzela.

Património Histórico e Cultural – Câmara Municipal de Vouzela
Considerando que a Sustentabilidade Turística é um fim que deve ser um objetivo de qualquer Destino, que se inicia com o compromisso para a melhoria contínua e com o cumprimento dos objetivos claros e quantificáveis presentes na Carta Mundial de Turismo Sustentável, pretende-se com a assinatura deste documento, entre outros: 

-Promover o debate internacional em torno da problemática relativa à diversidade cultural e da sustentabilidade e sua vinculação do desenvolvimento turístico nos fóruns sociais, profissionais e científicos. 

-Desenvolver meios de sensibilização e formas de cooperação entre todos os agentes no que concerne ao Destino orientado para a salvaguarda e valorização da diversidade cultural e maior conhecimento do património tangível e intangível. 

-Promover e facilitar o intercâmbio de conhecimento e boas práticas turísticas orientadas para o fomento de um turismo responsável com diversidade cultural e desenvolvimento sustentável. 

-Promover projetos de referência que sirvam de modelo para o desenvolvimento turístico sustentável e realcem a diversidade cultural do Destino. 

-Incorporar programas de investigação, formação e educacionais especializados em turismo e na diversidade cultural como recurso turístico essencial. 

-Fomentar a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como instrumento de valorização da diversidade cultural dos destinos e facilitar uma melhor compreensão deste recurso por parte dos turistas. 

-Incorporar políticas e estratégias de preservação e valorização do património cultural e natural no processo de planeamento turístico, com especial atenção para o património imaterial, dada a fragilidade deste recurso. 

-Contribuir para a criação, desenvolvimento e implementação de novos produtos e atividades turísticas que facilitem a utilização respeitosa do património cultural, natural e imaterial.

Programa:

17h00-Visita ao empreendimento TURISLAJAS-Atividades Hoteleiras, Lda., em Cambra;
17h20 -Visita ao Alojamento Local BARÃO GUEST HOUSE, em Vouzela;
17h40 -Visita à CASA DAS AMEIAS-Espaço de Eventos, em Vouzela;
18h00-Assinatura da Carta de Compromisso com a Sustentabilidade, no âmbito do Plano de Sustentabilidade Turística de Vouzela (Praça Morais de Carvalho-Vouzela).

Paulo Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário