sexta-feira, 24 de julho de 2020

Marinha Grande | Presidente da Câmara assina protocolo para referencial de educação para paz

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, assinou o protocolo do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, no dia 21 de julho, em Leiria, na presença do Ministro da Defesa Nacional, da Secretária de Estado da Educação, do Secretário de Estado para a Descentralização e da Secretária de Estado para das Migrações.

Para a presidente “este protocolo permite concretizar mais ações de parceria entre a administração local e as organizações ligadas à educação e à segurança que contribuem para formar jovens mais participativos, responsáveis e esclarecidos”. “Investir na educação e na segurança é edificar uma sociedade promotora de paz e com mais valores de cidadania”, continua Cidália Ferreira.

Os protocolos para a implementação do «Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz» foram já assinados por uma centena de municípios de seis distritos e das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

O Referencial é um instrumento fundamental para a difusão de uma cultura de segurança, defesa e paz entre os mais jovens, implementado nas escolas, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, pela comunidade educativa e que resulta da colaboração entre o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério da Educação e do trabalho desenvolvido por uma equipa conjunta da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário