terça-feira, 21 de julho de 2020

Leiria | Município assina protocolo de promoção da segurança, defesa e paz nas escolas


O Município de Leiria formalizou, esta terça-feira, a cooperação com o Governo para a implementação do Referencial da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, numa cerimónia que incluiu as restantes autarquias do distrito. 

No evento, onde estiveram membros do Governo, liderados pelo Ministro da Defesa Nacional, Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, afirmou que “a responsabilidade de promover a igualdade entre mulheres e homens, a prevenção e combate à violência doméstica, o combate à discriminação deve ser assumida por todos”. 

“A amplitude de valores propostos no Referencial contribui para uma formação das nossas crianças e jovens orientada por valores humanitários”, acrescentou o responsável, defendendo que “o surgimento da pandemia COVID-19 constitui o maior desafio de cidadania das suas vidas”. 

No Teatro Miguel Franco, em Leiria, o Ministro da Defesa Nacional, João Cravinho, saudou a parceria com os municípios e as comunidades educativas, considerando que “é um dever de cidadania e necessidade democrática”. 

Para o governante, “o futuro saudável da nossa democracia depende de jovens ativos e cidadãos empenhados” e, por isso, “apostar numa aproximação constante entre as Forças Armadas e a população é uma prioridade”. 

Elogiando a participação das autarquias, a Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, referiu que os protocolos representam “uma manifestação inequívoca de colocar a educação, a segurança, a defesa e a paz no centro do poder local” e de criar “cidades e territórios educadores, inteligentes e inclusivos”. 

Segundo a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, o aspeto inovador do Referencial está relacionado com a possibilidade de as mudanças não serem “apenas feitas pelas altas entidades, mas também pelos alunos nas cidades e nas aldeias”, acrescentando que “a democracia e a paz não são dados adquiridos”. 

Para o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, esta cooperação com os municípios visa a “construção das sociedades do futuro, já que a intolerância pode surgir em qualquer lado e o nosso trabalho é fazer com que os nossos jovens possam viver numa cultura de paz”. 

O Referencial da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz é um documento que prevê a realização de ações nas áreas da cidadania e igualdade, integração e inclusão, defesa nacional e modernização do Estado e Administração Pública, junto das escolas com educação pré-escolar e ensinos básico e secundário. 

Depois de Castelo Branco e Faro, Leiria foi o terceiro distrito a receber a cerimónia, num total de mais de 100 municípios aderentes a este Referencial, prevendo-se a sua implementação a partir do ano lectivo 202/2022 e por um período de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário