quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Hospital de Cantanhede envolvido no “2.º Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública”

Foi no passado dia 24, no Teatro Thalia, em Lisboa, que a Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Cantanhede, Diana Vilela Breda, assinou a declaração de compromisso do 2.º Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública em cerimónia pública presidida pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. Foi com um projecto-piloto em rede, com o foco na Saúde Mental/Prevenção da Violência, que o hospital se associou a este plano governamental.
O Hospital de Cantanhede está envolvido num dos apenas 8 projetos escolhidos a nível nacional para o 2º Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública e é o único liderado pela Saúde.
O projeto "Crianças, Famílias e Comunidades Saudáveis não Brotam em Jardins" é projecto-piloto em rede que tem como população alvo a Mulher grávida e a Criança.
Foram identificados projetos já implementados em 4 regiões (Cova da Beira, Águeda, Cantanhede e Coimbra) que serão usados como champions na implementação regional. Há uma aposta na revisitação e otimização dos projetos já em curso na área da saúde em articulação com outros setores, colocando o foco na prevenção (aos vários níveis) da violência / promoção da saúde mental (ao longo do ciclo vital) no contexto das relações íntimas / famílias e da comunidade.
O Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública é uma iniciativa organizada por um conjunto de dirigentes de várias entidades da Administração Pública e de entidades de natureza associativa com fins públicos, acolhida na área de Governo da Modernização do Estado e da Administração Pública, que tem por finalidade realizar novos projetos, ou apoiar a conclusão de projetos, através da colaboração e de equipas de projeto multidisciplinares. Este Plano é constituído por oito projetos e tem a participação de 57 pessoas, de 36 entidades. Estão representadas 11 áreas de Governo nestes projetos.
Será ainda de destacar que o Hospital de Cantanhede foi o único hospital a nível nacional que, pela vontade e compromisso do seu conselho directivo, se comprometeu com este projecto ao mais alto nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário