quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Proença-a-Nova | Habitantes de Sobral Fernando limpam ruas e plantam flores

Aproveitando a presença de mais crianças devido às férias de verão, a Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando lançou o desafio de, em conjunto, tornarem esta aldeia a mais bonita do concelho. Cerca de 25 pessoas - das quais nove crianças desde os 2 anos até aos 16 e adultos até aos 74 anos – colocaram mãos à obra e em seis ações de limpeza arrancaram ervas, apanharam lixo, limparam valetas e varreram ruas. Para florir mais a aldeia, reutilizaram objetos para servirem de vasos (nomeadamente bidons utilizados noutros tempos nas campanhas da resina, panelas antigas, penicos e carros de mão de ferro, baldes de transporte da resina ou janelas antigas). “Utilizámos objetos que contam histórias”, revela Ana Louro, presidente da Associação. 

As 45 flores utilizados nos 17 vasos recuperados foram compradas por alguns moradores ou fornecidas pela Viveiro da Câmara Municipal. “A reação das pessoas foi muito positiva pois aderiram logo, uns a serem responsáveis pela rega de determinadas zonas, outros a quererem colaborar na plantação das flores”, refere a responsável associativa. “Inclusivamente começaram a haver mais visitas por parte das pessoas das aldeias ao redor para verem as nossas ruas coloridas”. 

As próximas ações previstas vão levar os voluntários até ao Rio Ocreza para recolha de lixo nas margens e a realizar a pintura de muros que estejam mais degradados e de desenhos no chão em certos locais da aldeia (estas últimas previstas para a primavera de 2021). A Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando espera agora que mais associações sigam o exemplo e valorizem o património das suas localidades. 

Da parte do Município há disponibilidade para fornecer flores e outras plantas do viveiro municipal, mediante as existências e solicitação prévia, contribuindo para um concelho mais florido e verde. As associações que desenvolvam iniciativas de valorização das suas aldeias e que as queiram divulgar devem enviar a informação para o email gimprensa@cm-proencanova.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário