Obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho
De acordo com o comunicado a 07 de janeiro, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) procedeu esta segunda-feira, 01 de fevereiro à deposição, juntamente com o documento de 1933, de um novo documento, com a data de 29 de janeiro. Neste novo testemunho pode ler-se que a CMA se encontra a realizar a obra de qualificação urbana da Avenida Lourenço Peixinho, com referência para o facto de ter sido “iniciada em agosto de 2020, estando em execução em janeiro de 2021 e até ao final deste ano, e sendo cofinanciada pelos Fundos Comunitários da União Europeia, que neste primeiro semestre de 2021 tem a presidência de Portugal”.
No texto, assinado por várias entidades e pelo Presidente da CMA, Ribau Esteves, reitera-se “o eterno agradecimento aos Homens que no passado defenderam a Pátria, e de darmos contributo a cada dia que o futuro nos vai trazer, para a Paz em Aveiro, em Portugal, na Europa e no Mundo”.
Descoberta do achado de 1933
Recordamos que foi no decorrer dos trabalhos de relocalização do monumento aos Mortos da Grande Guerra, comummente conhecido como estátua do Soldado Desconhecido, que foi descoberto um documento, datado de 11 de agosto de 1933, que perpetua os “filhos deste Concelho que foram mortos no campo de batalha da Grande Guerra – 1914-1918, honrando a pátria”.
Esta declaração, assinada, entre outros, pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro à altura, Dr. Lourenço Peixinho, justificava o erguer do monumento naquele local para “que aos vindouros” pudessem lembrar “os seus entes queridos”.
Os dois documentos, separados por 88 anos, estão agora juntos no interior da estátua, para que a história, a memória e a honra dos nossos concidadãos continue bem viva em cada uma das novas gerações do nosso Município de Aveiro.
NOVO CRONOGRAMA DA OBRA DA AVENIDA
A obra de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, está em desenvolvimento desde o final de agosto de 2020, registando um bom exercício de execução e compatibilização com a vida da Avenida, reiterando por esta via o contributo e a compreensão de todos.
Nesta primeira semana de fevereiro de 2021 vamos iniciar a Fase 2 da obra, na metade da Avenida do lado direito de quem a sobe (sentido “Pontes” – Estação da CP). Num primeiro momento até ao cruzamento do Antigo Cinema Avenida, e num segundo momento, logo que se inicie a circulação do trânsito automóvel da Avenida-Praça, até ao cruzamento com a Rua Dr. Alberto Souto.
Vão continuar em fase final de execução as Fases 1 (Avenida-Praça entre a Antiga Capitania e o Antigo Banco de Portugal) e a Fase 8 (junto à Estação da CP), perspetivando-se a sua finalização no início do mês de março de 2021.
Em relação ao planeamento inicial, a obra leva um tempo de execução de mais quase três meses, tendo essa situação sido determinada por condicionantes provocadas pela Pandemia do Covid-19, condições climatéricas adversas em dezembro 2020 e janeiro de 2021 e algumas dificuldades ao nível da mão-de-obra e do fornecimento regular de alguns materiais, sendo essas justificações devida e legalmente aceitáveis. Embora na situação que todos vivemos sejam mais imprevisíveis os impactos negativos da Pandemia sobre o desenvolvimento da obra, perspetivamos neste momento que a sua conclusão deve acontecer em fevereiro de 2022, tendo que reiterar a referência à necessidade de ajustamentos futuros que tenhamos de assumir pela dinâmica da obra e da Pandemia.
Enviamos em anexo o novo cronograma da execução da obra, nas suas 8 Fases.
Fase 2 em detalhe
Nesta segunda Fase 2 que estamos a iniciar vamos transplantar as 17 árvores existentes, para o Parque Aventura e para o Parque da Cidade / Parque dos Amores, e implementar alterações à circulação rodoviária, o que será devidamente sinalizado. Cuidaremos também de ter o transplante de todas as árvores da Avenida com essa definição, concretizado em fevereiro e março 2021, dado ser a época do ano mais propicia para que tenhamos sucesso na vida das árvores no local para onde vão ser plantadas.
Neste mês de fevereiro 2021 fica terminada a recolocação do “Monumento aos Mortos da Grande Guerra / Soldado Desconhecido”, numa operação delicada e que tem decorrido muito bem.
Duas informações adicionais que entendemos relevantes:
1. A publicação da coleção de fotos da Avenida no Jornal de Notícias, vai continuar, com uma em cada um dos primeiros domingos de fevereiro a dezembro 2021 (a primeira foi publicada em janeiro), numa ação de marketing paga pela Câmara Municipal de Aveiro;
2. A Exposição sobre a História e o Futuro da Avenida, já apresentada em setembro 2020 no edifício da Antiga Capitania, vai ser novamente apresentada no renovado edifício da Antiga Estação da CP, a partir do dia da sua inauguração, assim como lançaremos a sua edição em livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário