Uma dezena de canções disputa hoje, em Lisboa, a possibilidade de passar à final do Festival da Canção, na qual será escolhido o representante de Portugal no 65.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio nos Países Baixos.
Na primeira semifinal, que será transmitida hoje à noite em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem, por ordem de apresentação: "Love in on my side" (tema composto por Tatanka e interpretado por The Black Mamba), "Na mais profunda saudade (Hélder Moutinho/Valéria), "Claro como Água" (Stereossauro/Mema.), "Cheguei Aqui" (Anne Victorino D'Almeida/Nadine), "Girassol" (composto e interpretado por Marôco), "Dia Lindo" (Fábia Maia), "Livros" (Irma), "Saudade" (Karetus/Karetus e Romeu Bairos), "Contramão" (Filipe Melo/Sara Afonso) e "Mundo" (Ian).
Destas canções, serão escolhidas cinco para a final, marcada para 6 de março, e que, ao contrário de anos anteriores, irá acontecer em estúdio e sem público, devido à pandemia da covid-19.
Na segunda semifinal, marcada para 27 de fevereiro, também nos estúdios da RTP em Lisboa, competem outras dez canções. Nesse dia serão escolhidos os restantes cinco temas que disputarão a final.
Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos - os cantores Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho e Rita Guerra, a fotógrafa Rita Carmo e a radialista Vanessa Augusto - foram escolhidos pela RTP.
Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
Os temas a concurso podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.
A música "Medo de Sentir", interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, venceu em 2020 o Festival da Canção e deveria ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que estava previsto para os Países Baixos, mas que foi adiado um ano devido à pandemia da covid-19.
As semifinais da 65.ª edição do festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.
Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.
Lusa
Imagem: JM-MADEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário