O Teatro Garcia de Resende (TGR), edifício histórico do final do século XIX e um dos mais imponentes símbolos da cultura eborense, reabre amanhã as suas portas ao público, após conclusão das obras de remodelação que consistiram na reabilitação física e funcional do edifício. A 15.ª edição da Bienal de Marionetas de Évora, este ano, devido à pandemia, restringida à participação de 22 companhias nacionais, é o evento que marca a “devolução” do Teatro Garcia de Resende à população eborense.
A requalificação teve o seu foco aos níveis da segurança, funcionalidade e conforto, centrada na segurança contra incêndios, estabilidade estrutural, redes de água e esgotos, eletricidade e ventilação. A intervenção agora concretizada permite adequar a centenária sala de espetáculos às exigências dos tempos atuais, constituindo-se, também, como inegável mais-valia no contexto da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.
Carlos Pinto de Sá, Presidente do município eborense, assinala que “o Teatro Garcia de Resende é um dos teatros históricos de Portugal e necessitava de uma reabilitação de segurança, física e funcional para, num novo patamar de oferta e serviço cultural, dar o seu contributo ao desenvolvimento de Évora e à qualidade de vida de todos. Após esta obra, que constitui uma primeira fase do que pretendemos, é com enorme satisfação que reabrimos o Teatro Garcia de Resende com um evento emblemático da cultura em Évora, a Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), organizada pelo CENDREV a quem nos associamos e saudamos”, conclui o autarca.
Entretanto, já está em funcionamento o novo Parque de Estacionamento do Teatro Garcia de Resende. Este equipamento renovado dispõe de 78 lugares, 34 dos quais reservados a residentes, 41 em regime de estacionamento tarifado e 3 destinados a utentes com mobilidade condicionada. Foi ainda previsto espaço para velocípedes e a instalação das infraestruturas necessárias para receber equipamento para carga de veículos elétricos.
O projeto de remodelação do Parque de Estacionamento do Teatro Garcia de Resende, inserido na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do Centro Histórico de Évora, resultou da candidatura apresentada pelo Município ao Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, através do qual obteve financiamento a 85%. O valor total do investimento rondou os 2 milhões de euros.
Quanto à Bienal de Marionetas de Évora conta, este ano, com 24 espetáculos, 78 sessões e duas exposições em 13 espaços diferentes, aos quais o público pode assistir de forma totalmente gratuita mediante reserva antecipada dos bilhetes. Os Bonecos de Santo Aleixo são os anfitriões da BIME. Conheça toda a programação em
Nenhum comentário:
Postar um comentário