segunda-feira, 12 de julho de 2021

Morreu Constança Braddell, jovem que sofria de fibrose quística

A jovem estava internada com prognóstico muito reservado desde o início do mês. Constança Braddell sofria de fibrose quística. Tinha 24 anos.


A notícia foi confirmada este domingo à noite numa mensagem assinalada nas suas redes sociais.

"É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou", pode ler-se.

Há sensivelmente uma semana, também nas redes sociais, foi publicada uma nota em que se assinalava que Constança tinha dado entrada no hospital depois de ter sofrido uma sucessão "de complicações do ponto de vista clínico" e que o seu prognóstico era "incerto" e "extremamente reservado".

Na mensagem hoje divulgada, é assinalado que Constança "viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega" e que "nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último".

"A Constança mostrou ao mundo o significado de Acreditar e tornou-se numa inspiração para todos nós. Ela será e permanecerá sempre uma fonte de inspiração. Aquela com o sorriso mais contagioso, que radiava energia e uma força de espírito inigualável", dita ainda a publicação.

A história de Constança ficou conhecida quando a jovem lançou um apelo emocionado no seu Instagram, intitulado “não quero morrer", onde pedia o acesso ao medicamento inovador Kaftrio para tratamento da fibrose quística.

O caso de Constança teve ‘eco’ em vários partidos com assento parlamentar, que pediram ou exigiram esclarecimentos ao Governo e que este acelerasse o processo de aprovação do medicamento, nomeadamente o PS, o PSD, o PAN e o CDS-PP.

Em menos de 48 horas, Constança Braddell conseguiu angariar mais de 190 mil euros através da plataforma GoFundMe. O caso tornar-se-ia conhecido em todo o país.

Lusa

Fotos: DR / Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário