Objetivo é "inspirar jovens a praticar futebol", mas estátua do português foi mal recebida, quando se celebram 60 anos da libertação de Goa da ditadura portuguesa.
Foi inaugurada, nesta madrugada de quarta-feira, uma estátua de Cristiano Ronaldo em Goa, na Índia, que está a dividir opiniões e a receber muitas críticas por ligação ao colonialismo.
No ano em que se celebra 60 anos da libertação de Goa de Portugal, o governo local decidiu construir uma estátua do capitão da seleção portuguesa, que não foi bem recebida por todos na sua inauguração.
"Estamos muito tristes por esta estátua. É preciso ter orgulho nos nossos jogadores, como o Samir Naik ou o Bruno Coutinho", disse um goês, citado pela agência de notícias asiática
Perante este contexto, a inauguração da estátua de Ronaldo foi mal recebida por muitos. De acordo com o jornal "Times" da Índia, alguns locais demonstraram o seu descontentamento com bandeiras pretas durante o evento de inauguração.
"Colocar aqui uma estátua de um jogador português neste ano é um sacrilégio. Condenamos isto. Muitos que lutaram pela liberdade de Goa sentem-se ofendidos", disse o ativista Guru Shirodkar, citado pela agência.
Porquê uma estátua de futebol?
A seleção portuguessa é muito popular em Goa. Apesar de Portugal ter deixado de controlar a região há 60 anos, Goa continua a ter uma forte influência lusa, com muitos goeses a terem ascendência portuguesa, pelo que continuam ligados ao país através do futebol.
O governo justifica a estátua como "um pedido dos jovens". Michael Lobo, um político de Goa, esteve na inauguração e diz que o objetivo é "inspirar os nossos jovens para levarem o futebol local a outro patamar".
Apesar do futebol ser popular em certas partes da Índia, o desporto-rei do país é o cricket.
Cristiano Ronaldo, de 36 anos, não fez qualquer comentário em relação à estátua em Goa. O internacional português, considerado um dos melhores de sempre, passou pelo Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus.
Vencedor de cinco Bolas de Ouro, CR7 é ainda o capitão da seleção nacional, onde venceu o Campeonato da Europa em 2016, um dos 33 títulos que conquistou na carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário