O “Seminário Dia Nacional das Pessoas Ciganas: Intervenções Participadas e as Novas Políticas de Habitação” realiza-se no dia 24 de junho, quinta-feira, a partir das 10:30, no Teatro Miguel Franco. A sessão de abertura conta com a participação da Secretária de Estado para a Integração e Migrações, Cláudia Pereira, da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.
Este seminário, que tem como objetivo dar voz à inclusão através do debate sobre o acesso à habitação de populações portuguesas ciganas, realiza-se, simbolicamente, no Dia Nacional das Pessoas Ciganas, recebendo representantes de diversas entidades, entre as quais a InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU e Alto Comissariado para as Migrações – ACM, e conta com transmissão em direto no facebook do Município de Leiria.
São três os painéis a serem apresentados ao longo do dia, seguidos no final, pelas 16:00, da Sessão de Encerramento com a Assinatura do Protocolo ACM / IHRU, pela presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, Sónia Pereira, e da presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU, Isabel Dias.
Pelas 11:00 tem lugar o primeiro painel, sobre o tema Estratégias para a Inclusão, com a apresentação do vídeo: Um passo em Frente (Geração Tecla E7G). Este painel, moderado por Paulo Lameiro, coordenador executivo da Rede Cultura 2027, debruça-se sobre os temas: Integração Intercultural, por Irena Kudurova, do Conselho da Europa, e Balanço do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas, por Francisco Azul, do Alto Comissariado para as Migrações.
O tema Medidas locais de integração e coesão social será apresentado por Ana Umbelino, vice-Presidente do Município de Torres Vedras. Este painel conta ainda com Luís Romão* como comentador.
A partir das 12 horas, o segundo e último Painel da manhã incide sobre Práticas Locais Participativas, com apresentação de um Poema* musicado pela InPulsar.
Este painel é moderado pela jornalista Elisabete Cruz, do Jornal de Leiria, e conta com a participação de Bruno Gonçalves, do programa ROMED, e de Lisete Cordeiro, da InPulsar com o Projeto Giro Ó Bairro.
Para falar de Mediação Familiar e de Conflitos na Comunidade estará o representante do Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal, Nicolaz Fernandez. Este painel conta com a participação das comentadoras Ana Faneca e Sónia Matos*.
Da parte da tarde, a partir das 14:30, o seminário continua com o terceiro e último painel: Habitar o Território: experiências inspiradoras, que conta com a moderação de Maria José Casa-Nova, do Observatório das Comunidades Ciganas, com a apresentação do vídeo: projeto Daqui Pra Cá, pela InPulsar*, com a participação de Diana Rodrigues*, vereadora no Município da Figueira da Foz, da mediadora Tânia Oliveira (Figueira Domus)*, do presidente do Município de Paredes, José Almeida, de Marta Santos do ISCTE - Dinâmia, de Ana Catarino do Ateliermob e Natanael Santos* como comentador.
Para a Vereadora do Desenvolvimento Social e Habitação Social, Ana Valentim, "O Seminário pretende, no essencial, a partilha de boas práticas e projetos de inclusão social, em contexto de bairros sociais.
Existem a nível nacional uma diversidade de projetos que são verdadeiros instrumentos de agregação, de parceria e de intervenção comunitária.
Por outro lado, as novas políticas de habitação necessitam de estar alinhadas com esta estratégia e dar resposta efetiva às famílias em situação de vulnerabilidade social.”.
(*) a confirmar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário