segunda-feira, 13 de setembro de 2021

IDJ: Formação «Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas / Direitos Humanos online»

Formação «Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas / Direitos Humanos online»

Desenvolver competências que se traduzam em comportamentos de promoção e proteção dos Direitos Humanos.

Inscrições terminam a 15 de setembro

No âmbito do projeto Internet Segura e dando continuidade às ações do Movimento Contra o Discurso de Ódio, tem o IPDJ vindo a implementar várias ações de formação e sensibilização, nomeadamente sobre o Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas/Direitos Humanos online.

À medida que os/as jovens usam cada vez mais o espaço digital, torna-se urgente aprender a lidar com o discurso de ódio e promover os direitos humanos online, através de ações educativas.

É neste contexto que o IPDJ dinamiza esta ação de formação online, gratuita, de 1 a 5 outubro de 2021, em colaboração com a Amnistia Internacional Portugal.

Objetivos:

  • Desenvolver competências (mobilizando conhecimentos, valores, atitudes, disposições e capacidades) que se traduzam em comportamentos de promoção e proteção dos Direitos Humanos; 

  • Promover junto do grupo de participantes as abordagens educativas do Movimento contra o discurso de ódio, do IPDJ e do Conselho da Europa; 

  • Disseminar os recursos educativos produzidos no âmbito do Movimento contra o discurso de ódio, com especial atenção para os manuais Referências e Alternativas e ao Guia de Direitos Humanos para utilizadores da Internet

  • Envolver o grupo de participantes e as suas organizações no Movimento Contra o Discurso de Ódio, através das ações da Rede Contra o Discurso de Ódio e do Conselho da Europa.

Perfil dos participantes e candidaturas

Jovens (a partir dos 16 anos) voluntárias/os, técnicas/os de juventude, educadoras/es e ativistas em Direitos Humanos. Será dada prioridade a participantes das organizações parceiras e de outras organizações que já tenham desenvolvido ações no âmbito do combate ao Discurso de Ódio, ou trabalhem na promoção dos Direitos Humanos, nomeadamente online, e que estejam em posição de colocar em prática as competências adquiridas.

A candidatura é feita até ao dia 15 de setembro de 2021.

Para eventuais esclarecimentos, contacte-nos através do e-mail: geral@ipdj.pt.

ou consulte o Portal do IPDJ: https://ipdj.gov.pt



Nenhum comentário:

Postar um comentário