segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

COVILHÃ CRIA PROJETO – TECER A DiverCIDADE PARA REFORÇAR A INTEGRAÇÃO SOCIAL DE MINORIAS.

A Câmara Municipal da Covilhã apresentou publicamente o Projeto Tecer a DiverCidade, uma iniciativa que visa promover a integração social e a diversidade intercultural. O programa coordenado pela autarquia conta com a parceira da Beira Serra e da CooLabora.

A intervenção baseia-se na mediação que engloba as comunidades, migrante e cigana, e investe no trabalho de terreno e no contacto direto com as pessoas e instituições que são partes interessadas nos objetivos do projeto.

A Equipa de Mediadores do concelho da Covilhã é constituída por três elementos que trabalham de forma direta com os alunos da comunidade cigana e imigrante das escolas referenciadas, orientando a sua intervenção pelos princípios do respeito, valorização e igualdade.

À equipa cabe-lhe assumir o papel de agente socializador, essencial na criação de pontes sociais e educativas.

Para a vereadora com o pelouro da Ação Social este projeto pretende. “Reduzir o estigma social e a discriminação associados às comunidades ciganas e promover os valores europeus como a tolerância, o respeito e a diversidade”, Regina Gouveia, sublinha ainda a necessidade de “reforçar a criação de mecanismos e estratégias municipais para integração das comunidades ciganas e estimular o diálogo intermunicipal para resolução de problemas comuns”.

Assegurar o acompanhamento e a orientação das crianças e dos jovens das comunidades ciganas na escola e na integração no meio escolar, garantir o acesso igualitário às oportunidades são alguns dos objetivos do projeto Tecer a DiverCidade que vai estar no terreno até dezembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário