segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Ansião | Aprovado orçamento municipal de 16,9 milhões de euros

O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, chegou a entendimento com as forças políticas concelhias no sentido de ver o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano 2022/2027 aprovado pela Assembleia Municipal na sessão ordinária que teve lugar no dia 25 de fevereiro.

Os documentos previsionais colheram agora a aprovação por maioria, com treze votos a favor e a abstenção dos membros do Partido Social Democrata e do Chega, depois de ter sido chumbado na sessão de 20 de dezembro.

A nova proposta apresentada mantém a matriz essencial da anterior e resultou da vontade do executivo socialista de cumprir o compromisso eleitoral apresentado aos ansianenses e as opções estratégicas já assumidas no anterior mandato. O orçamento inicial na casa dos 15,5 milhões euros, com a incorporação do saldo de gerência de 2021, na ordem de 1,9 milhões de euros, reflete a forte aposta do executivo nas funções sociais e nas funções económicas, no valor de cerca de 5 milhões de euros cada.

No prosseguimento das políticas de redução da carga fiscal para famílias e empresas, de reforço da autonomia das juntas de freguesia, com transferências que ascendem a 320 mil euros, e de incremento dos apoios às associações e coletividades locais, num valor que ronda os 160 mil euros, solidificando o apoio à dinâmica associativa do concelho, a Câmara Municipal mantém um investimento significativo em obras a realizar em todo o concelho, em valores que rondam os 8,3 milhões de euros.

Vê-se, assim, perspetivada para 2022 a concretização da beneficiação da rede viária, do ordenamento do território, da conclusão da ampliação do Parque Empresarial do Camporês e do projeto de eficiência energética na iluminação pública, entre outros investimentos em prol do desenvolvimento económico, da inovação e da criação de emprego, da sustentabilidade ambiental, da ação social e da valorização dos recursos.

Com a aprovação do Orçamento Municipal para 2022, dar-se-á continuidade a um ciclo autárquico, renovado pela confiança que os ansianenses expressaram nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021, e a uma visão estratégica, transversal, dinâmica, moderna e ambiciosa que concorra para a afirmação e o desenvolvimento do concelho, centrados nas pessoas e na melhoria da sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário