sábado, 18 de junho de 2022

Ministro da Administração Interna ameaça demitir responsáveis do SEF se houver novas falhas nos aeroportos

 José Luís Carneiro garante que o aviso já foi transmitido ao SEF e diz que esse tipo de falhas não pode voltar a acontecer.
O Ministro da Administração Interna ameaça demitir os responsáveis do SEF se houver novas falhas que levem a enchentes de passageiros nos aeroportos nacionais.
“Uma falha desta natureza tem que levar à substituição imediata de quem tem essa responsabilidade no aeroporto. Esta foi a orientação que foi transmitida à Direção Nacional do SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras] . Porque, quando se deteta que está a haver uma sobre concentração de chegadas, há uma equipa de contingência que é mobilizada por parte do diretor nacional do SEF”, afirma José Luís Carneiro numa entrevista publicada no jornal Público.
José Luís Carneiro garante que a equipa de contingência estava pronta para entrar ao serviço no início da semana, quando foram registados problemas no aeroporto de Lisboa.
Segundo o ministro, os responsáveis do SEF no Aeroporto Humberto Delgado não terão comunicado o episódio à direção nacional, que por sua vez não ativou a referida equipa suplementar. No entanto, afirma que o aviso já foi transmitido ao SEF e diz que esse tipo de falhas não pode voltar a acontecer.
O ministro da Administração Interna garante que o reforço de meios humanos nos aeroportos ficará concluído até início de julho e que aglomerações como as da semana passada em Lisboa não podem repetir-se, ou implicarão a “substituição” dos responsáveis.
Acabámos de tomar a decisão de antecipar entre oito a 15 dias este período de reforço em função da disponibilidade”, avança, acrescentando que, atualmente, “já há reforço de funcionários do SEF e da PSP”.
No que se refere à construção do novo aeroporto, o ministro da Administração Interna sustenta que “é mesmo uma questão de interesse nacional” e defende que se trabalhe no sentido de um “amplo consenso social”, incluindo com o PSD.
 […] é evidente que, se tivéssemos uma infraestrutura aeroportuária com outro potencial, estaríamos hoje a aproveitar oportunidades de captação de turistas para o país que, por impossibilidade do aeroporto, não estão a ser devidamente aproveitadas. O ministro das Infraestruturas tem toda a razão quando diz que, efetivamente, é necessário encontrar um amplo consenso político em torno deste objetivo nacional”, afirma José Luís Carneiro.
Durante o último fim de semana, os tempos de espera chegaram a ultrapassar as três horas, devido à “insuficiência de recursos e de postos de controlo de fronteira SEF em funcionamento”, disse no último domingo a ANA Aeroportos.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) explicou que se deveu a “um pico de passageiros nas chegadas”, situação que, diz, só foi “regularizada a meio da tarde” de domingo.
No início da semana, a situação no aeroporto de Lisboa ficou regularizada. O SEF justificou ainda as longas filas de espera com falta de infraestruturas para que possa desempenhar as suas funções.

TSF/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário