sexta-feira, 24 de junho de 2022

MUSEU DA COVILHÃ RECEBE PRÉMIO LINGUAGEM CLARA 2022



O Museu da Covilhã, foi novamente distinguido, desta vez com o Prémio Linguagem Clara 2022, no âmbito dos Prémios Acesso Cultura. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem dia 22 de junho e o Museu da Covilhã foi um dos distinguidos com o prémio Linguagem Clara 2022, pelo texto “O Tesouro da Borralheira”, que integra um dos painéis da exposição permanente.

Durante a cerimónia, que decorreu na Casa Fernando Pessoa o júri responsável pela atribuição do Prémio, constituído por Ana Lúcia Mena, Margarida Ferra e Thursday Edral, apresentou publicamente a justificação (https://acessocultura.org/plc2022-texto-justificacao/), louvando a opção de utilização de frases curtas e de uma linguagem simples, com palavras que a maioria das pessoas conhece, indicando ainda ter ficado “com vontade de visitar um museu que fala assim, de modo tão cativante, das peças que são mostradas noutro lugar”.

O texto premiado é da autoria da empresa covilhanense Formas Efémeras, responsável pelo projeto museológico e museográfico do Museu da Covilhã. A sala dedicada à descoberta do Tesouro da Borralheira exibe o painel distinguido pela Acesso Cultura e o filme premiado recentemente pela APOM, com uma Menção Honrosa na categoria de "Filme".

A Associação Cultural Acesso Cultura promove o acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural de todos os cidadãos e atribui, anualmente, os Prémios Acesso Cultura e o Prémio Linguagem Clara. De acordo com Helena Barranha, Presidente da Acesso Cultura, foram recebidas cerca de 270 candidaturas ao longo das oito edições dos Prémios (criados em 2014), apresentadas por organizações públicas e privadas, cooperativas, associações e autores individuais, provenientes de diversos pontos de Portugal continental e ilhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário