terça-feira, 26 de julho de 2022

Águeda | Novos equipamentos permitem fazer uma limpeza mais rápida e eficiente do espaço público

 Duas máquinas, uma varredora e um aspirador elétrico, já estão a ser utilizadas pelos serviços camarários

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu novos equipamentos de limpeza urbana, uma varredora e um aspirador elétrico, num investimento superior a 200 mil euros, que vão permitir um tratamento mais rápido e eficiente do espaço público e que já começaram a ser utilizados pelos serviços camarários.

 

A varredora, uma máquina de nova geração, está dotada de um sistema de controlo interativo, o que proporciona uma nova dimensão à limpeza urbana, quer a varrer, a descarregar ou a conduzir. O ecrã da máquina permite verificar todas as funções da varredora, para além de possibilitar um diagnóstico do sistema e notificar quando é necessária manutenção, o que permite um controlo mais eficaz do trabalho.

 

A máquina, que está agora a ser utilizada pelos serviços camarários e com um design identificativo e apelativo, permite a descarga dos resíduos diretamente em contentores e a escova aumenta o raio de ação da varredura, permitindo ao operador varrer passeios e bermas de estrada de uma forma mais eficaz. Quando utilizada em conjunto com uma escova para corte de ervas, constituiu um removedor “amigo do ambiente”. Este novo equipamento tem uma grande manobrabilidade, um sistema único de escovas, cuja necessidade de manutenção é reduzida, já que a constante pressão das escovas permite prolongar a sua durabilidade e não necessita de lubrificação.

 

O aspirador, para além das suas características técnicas, é 100% elétrico, o que está alinhado com as preocupações ambientais do Município de Águeda. A máquina topo de gama está equipada com uma pistola de jato de água ergonómica, fácil de transportar, o que proporciona poupanças significativas de tempo e energia. Trata-se de um equipamento que recolhe os resíduos da mais diversa ordem, nas várias zonas da cidade e limpa em profundidade, como dejetos caninos, gordura ou outra sujidade incrustada nos pavimentos, mobiliário urbano, contentores do lixo.

 

De utilização fácil e confortável, esta máquina está equipada com bateria (e um carregador inteligente) e com um sistema de segurança de prevenção de acidentes (anti-esmagamento) e é ambidextra, ou seja, o braço de comando foi concebido para ser utilizado à esquerda ou à direita da máquina, sendo, por isso, adequada tanto para canhotos como destros.

 

De referir que a aquisição destes novos equipamentos vai permitir ainda a limpeza nos centros urbanos das freguesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário