terça-feira, 26 de julho de 2022

Castelo de Paiva | Estão abertas as inscrições para a iniciativa municipal. CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados ao Santuário de Fátima e a Coimbra

Viagens realizam-se na ultima semana de agosto

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante a última semana de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
 
O passeio deste ano terá como destino o Santuário de Fátima, para um momento de recolhimento e reflexão, bem como o Parque da Cidade em Coimbra, um espaço acolhedor que vai potenciar um animado convívio da família sénior paivense.

O almoço de confraternização vai ter lugar num dos parques do Santuário de Fátima, local de culto mariano, dos mais conhecidos e emblemáticos do Mundo, onde os Seniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar este local de peregrinação mundial, participar na missa na Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada em 2007, realizar as suas orações, cumprir promessas e desfrutar desta acolhedora cidade do distrito de Leiria. Localizado na Cova da Iria, o Santuário de Fátima é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo e o actual reitor deste santuário é o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas.

No regresso a casa, a paragem será no Parque da Cidade de Coimbra, junto ao Rio Mondego, local de grande beleza e atractividade, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família paivense.

Recorde-se que  “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar á população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, já conta mais de três décadas de existência, e ao  longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.

Os passeios estão programados para a última semana de Agosto, sendo que, no dia 29 viajam os idosos das freguesias de S. Martinho, Sardoura e Fornos, depois a 31 seguem os participantes União de Freguesias de Sobrado/Bairros e Real, ficando para o dia 2 de Setembro agendada a viagem dos seniores das freguesias do Couto Mineiro (Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso).

Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pela própria edilidade, e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que, destaca-se  a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva. As inscrições estão abertas nas Juntas de Freguesia do concelho até ao dia 26 de Agosto.
 
 
Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário