terça-feira, 26 de julho de 2022

Artes para aproximar e respirar melhores tempos em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei

 VILAS MUTANTES: em estado líquido
31/07 às 16h @ portão do Seminário das Missões

Vilas Mutantes: em estado líquido” - espectáculo a partir das memórias, costumes, saberes e inquietações da comunidade de Cernache do Bonjardim – apresenta-se ao público no dia 31/07 às 16h nesta vila do concelho da Sertã, com ponto de encontro no portão do Seminário das Missões. A iniciativa resulta de um trabalho da coreógrafa Alice Duarte e do músico Alexandre Moniz com a comunidade local, preparado ao longo de todo o mês de julho.

Sinopse:

Lembram-se daquele lugar onde a matéria se transformou? Onde o físico perdeu a rigidez? Este é um bocadinho desse lugar.

Aqui, nós temos sapatos invisíveis, que só calçamos para dançar até o sol aparecer no céu. Uma e outra e outra vez.

Ao fim de um mês de criação e ensaios com talentos da comunidade da vila natal de D. Nuno Álvares Pereira, apresentando-se no Seminário das Missões – espaço inserido numa quinta de 32 hectares terá nascido o Santo Condestável.

Alice Duarte, bailarina e coreógrafa, desenvolveu junto da comunidade local um trabalho que mergulha nas suas memórias, costumes, saberes de caráter pessoal, social e cultural. O espetáculo será o fruto de um trabalho assente em metodologias de arte participativa que aliam ferramentas artísticas da dança e da música.

Na dimensão musical, o músico Alexandre Moniz, com raízes na freguesia de Envendos (Mação), utilizou a sua ligação à terra e a experiência com múltiplos instrumentos musicais para estimular a participação através da música como linguagem universal.

A iniciativa faz parte do programa FÔLEGO – programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

Vilas Mutantes: em estado líquido” contou com a colaboração da União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, para além dos parceiros oficiais do FÔLEGO.

Ficha Artística

  • Direção Artística: Alice Duarte

  • Direção Musical: Alexandre Moniz

  • Cocriação e Interpretação: Alexandre Moniz, Alice Caldeira, Ana Barata, Ana Rita Santos, Catarina Silva, Cláudia Dias, Cristina Farinha, Diana Mendes, Jorge Nunes, Madalena Martins Farinha, Oleksandra Shakhnovska e Silvina Ladeiras

  • Figurinos: Maria José Barata

  • Agradecimentos: Vera José, D. Libânia, Silvina Ladeiras, Maria João Ribeiro (Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim), Pe Luís Figueiredo, Miguel Manso e Fátima Parreira

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário