O programa RedEscolas Anticorrupção - Escolas que nos inspiram uma Cultura de Integridade, uma iniciativa da Associação All4integrity, foi criado na sequência da aprovação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção que elegeu a prevenção como prioridade central e a Educação para a Cidadania como um dos lugares centrais para “Melhorar o conhecimento, a formação (...) em matéria de transparência e integridade”.
O Plano de Ação do programa RedEscolas AntiCorrupção, interdisciplinar e flexível, tem como principal âncora o tema da Corrupção, associando-se outros como o lobbying, conflito de interesses, tráfico de influências, suborno, integridade e ética. Destina-se aos alunos entre o 9º e o 12º ano e pretende promover o sentido de espaço público e bem comum, num processo de elevação de consciências e alteração do comportamento que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal, começando exatamente a partir da Escola.
No final do ano letivo 2022/2023, e de acordo com o Regulamento, a associação All4Integrity atribuirá às escolas o respetivo Selo Digital – Prata e Ouro -, o Certificados “Escola AntiCorrupção 2021-2022” e os cartões de identificação “Embaixadores da RedEscolas AntiCorrupção”.
As escolas interessadas em aderir ao Programa RedEscolas AntiCorrupção deverão submeter o 'Formulário de Adesão de Participação’ que estará disponível a partir de setembro no site.
Neste sentido, apelamos à divulgação deste Programa transformador da nossa sociedade em prol de uma cultura de integridade na vossa região. Prezamos - e reconhecemos - o valor e relevância da imprensa local!
Na 1ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, aderiram 17 escolas públicas e privadas num total de 1350 alunos e 28 professores envolvidos, incluindo Ilhas e Macau e culminou, no passado dia 6 de junho, com a Cerimónia Final, que teve lugar no Museu de Lisboa e no Padrão dos Descobrimentos, cujo programa contou com a intervenção de reputadíssimas individualidades, como as vereadoras Laurinda Alves e Joana Almeida, a ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal, entre outros.
Aproveito, também, para informar que estão a decorrer as nomeações para o Prémio Tágides - Edição 2022 (ver mais aqui) onde poderá nomear pessoas, com dimensão nacional e/ou local, que o/a inspiram no combate à corrupção.
Alexandre Abrantes Neves
Diretor RedEscolas AntiCorrupção
Nenhum comentário:
Postar um comentário