sexta-feira, 22 de julho de 2022

CASTELO DE PAIVA | Uma região unida na organização da jornada desportiva. Tâmega e Sousa promove no fim de semana Décima Edição do evento “ Rios Ibéricos

Duatlo e Triatlo vão cativar adeptos  

Na zona ribeirinha de Entre os Rios, já no próximo fim de semana, dias 23 e 24 de Julho, que a região do Tâmega e Sousa vai proporcionar um fim de semana focado na vertente desportiva, com a realização de várias provas de Duatlo e Triatlo, traduzidas em mais uma edição da emblemática jornada Rios Ibéricos 2022.
 
Será no belo cenário das marinas de Entre-os-Rios, Sardoura e Torrão, na confluência dos Rios Douro e Tâmega, que irá decorrer este evento desportivo, que contará com a presença dos melhores triatletas nacionais e dos atletas amadores que mostrem vontade de experimentar e de competir ao mais alto nível.
Os amantes do Triatlo sabem da importância desta prova para a modalidade, pois esta jornada dos “ Rios Ibéricos “, será decisiva para a classificação do Taça de Portugal de Triatlo 2022, sendo que, para além disso, o Rios Ibéricos é também prova de apuramento da Selecção Nacional de Cadetes e com provas de distancias “ sprint “, abertas a toda a população, nas duas modalidades desportivas.
Integrado nesta iniciativa dos Rios Ibéricos irá decorrer o Duatlo Jovem, para as crianças nascidas entre 2005 e 2015, que será para grande parte dos pequenos atletas, o primeiro contacto com o Duatlo, que consiste numa prova com os segmentos de corrida e ciclismo. A prova de Duatlo Jovem tem como foco da organização, o incentivo à prática do desporto como um hábito saudável, bem como à promoção da modalidade junto dos mais pequenos.

Haverá ainda provas de Duatlo e Triatlo de promoção com distâncias sprint, abertas aos atletas não federados, em que todos são convidados a experimentar e progredir na modalidade, sendo que, aqueles que mostrarem interesse, podem também participar por estafetas, permitindo que qualquer possa participar somente na variante em que melhor se adapta.

O programa para o dia de Sábado contempla a Prova de Duatlo Jovem para as camadas jovens, e no Domingo, dia 24, realizam-se as provas de Triatlo da Taça de Portugal, prova de Triatlo Prova Aberta (individual ou estafeta) e ainda a prova de Duatlo Prova Aberta (individual ou estafeta), provas com cobertura televisiva assegurada pela SPORT TVRTP2 e A BolaTV.

O evento Rios Ibéricos 2022 conta, uma vez mais, com a cobertura televisiva dos principais meios de comunicação desportivos nacionais, sendo uma organização do Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, em parceria com aCâmaras Municipais de Castelo de Paiva, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães, Juntas de Freguesia envolventes, Associações locais dos diversos municípios e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e sua Delegação Norte.

Paulo Vieira, responsável pelo Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, espera uma jornada com boa adesão de participantes e um bom nível competitivo em ambas as modalidades em disputa, enquanto Liliana Vieira, vereadora do desporto da autarquia paivense, realça esta bonita jornada desportiva que envolve estes municípios vizinhos e ribeirinhos e deixa uma saudação de boas vindas a todos os participantes, manifestando o desejo de que gostem de vir a Castelo de Paiva e conhecer as potencialidades turísticas desta terra, que se quer afirmar como destino de eleição.

Rios Ibéricos 2022 está inserido nos Jogos Desportivos e Culturais de Castelo de Paiva, bem como nos programas desportivos dos municípios de Castelo de Paiva, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães e todas as informações técnicas estão disponíveis nas redes sociais do Rios Ibéricos e através dos contactos oficiais da delegação Norte e delegação Nacional da Federação Portuguesa de Triatlo.     
 
 Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário