A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) comemora, por mais um ano consecutivo, o Dia da Floresta Autóctone. A efeméride é assinalada no dia 23 de novembro com um conjunto de palestras, a iniciar-se pelas 14h30, no auditório principal, a plantação de árvores autóctones na instituição e a oferta de carvalhos aos estabelecimentos de ensino secundário participantes na iniciativa.
O evento, que tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da Floresta Autóctone, constituída por árvores de espécies originárias do nosso território, de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies introduzidas, resistentes a longos períodos de seca, com temperaturas elevadas e resilientes aos incêndios, destina-se especialmente aos alunos do 11º e 12º anos de escolaridade da área de Ciências (Biodiversidade, Agricultura, Florestas) e de Turismo de Natureza.
O programa contempla palestras de Filomena Gomes, David Rodrigues, Teresa Vasconcelos e José Gaspar, todos eles professores desta instituição de ensino superior, e ainda de Olímpia Sobral, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. “Dia da Floresta Autóctone”, “As Aves da Floresta”, “Fogos Florestais e Biodiversidade. A Química da Atração das Pragas Florestais”, “As Novas Tecnologias Aplicadas à Floresta” e “Ameaça das Invasoras para a Floresta Autóctone” são os temas em abordagem. Às palestras seguir-se-á a entrega dos prémios aos participantes no projeto “Exploradores@SerraAçor” 2022 pela Escola Secundária de Arganil, podendo toda esta parte do programa ser acompanhada on-line, na página do Facebook da ESAC.
O evento inclui ainda bancas temáticas, culminando com a plantação de árvores autóctones na ESAC, pelos estudantes da Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais e do Curso Técnico Superior Profissional em Defesa da Floresta, com a colaboração do Núcleo Florestal da Associação de Estudantes da Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário