A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe até ao próximo dia 30 de novembro, a exposição documental “Isto não é brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto”. A mostra é constituída por quinze painéis que descrevem algumas das vivências das crianças judias, designadamente como brincavam e se divertiam, mesmo prisioneiras em campos de concentração nazis ou confinadas nos guetos impostos pelas autoridades alemãs.
A partir de testemunhos de sobreviventes que vivenciaram na primeira pessoa, a exposição “Isto não é uma brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto” apresenta como brincavam e se divertiam os mais pequenos, neste período difícil e negro da nossa história contemporânea, particularmente durante a Segunda Guerra Mundial.
Mesmo nas mais difíceis e trágicas condições humanas, onde a falta de liberdade era agravada pela fome, pelas doenças, o terror e a crueldade, as crianças construíam os seus jogos e brinquedos com recursos mínimos, mas muita criatividade. Bonecas, jogos e outros brinquedos, alguns que conseguiam preservar, mesmo em cativeiro, outros que elas próprias construíam, recorrendo a latas, papel, cartão, cordas ou tecidos que encontravam, as crianças nos campos de concentração e nos guetos usavam o engenho e muita criatividade para produzirem os seus divertimentos.
A exposição Isto não é brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto foi produzida pelo Museu de História do Holocausto do Yad Vashem, em Jerusalém, Israel e cedida pela Associação MEMOSHOÁ - Associação Memória e Ensino do Holocausto, em Lisboa, para estar patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede. A Associação MEMOSHOÁ foi fundada em Lisboa por Esther Mucznik, escritora e jornalista.
O Yad Vashem (The World Holocaust Remebrance Center) é um complexo de edifícios construídos no Monte Herzl, em Jerusalém, onde se localizam o moderno Museu da História do Holocausto e o Museu de Arte do Holocausto, vários memoriais, a International School for Holocaust Studies (Escola Internacional para o Estudo do Holocausto), entre outros serviços educativos e de pesquisa sobre o Holocausto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário