quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estrutura dedicam sessão à 516 Arouca

 A 516 Arouca – ponte suspensa está em destaque nas Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estrutura, que colocam o foco, nesta edição, em duas emblemáticas pontes suspensas nacionais: a Ponte 25 de Abril e a Ponte 516 Arouca. O evento decorre no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e prolonga-se até 11 de novembro.
 
Durante a sessão especial dedicada à infraestrutura arouquense, agendada para a tarde desta sexta-feira, dia 11 de novembro, serão efetuadas diversas comunicações que irão abordar a ideia, o projeto e a construção desta ponte suspensa, bem como detalhes técnicos tais como os desafios aerodinâmicos apresentados nesta obra, as condições de vibração em serviço da ponte pedonal e a definição de classes de tráfego admissíveis na 516 Arouca.
 
Para Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, “ver o exemplo da construção da 516 Arouca ser apresentado e debatido num evento técnico desta dimensão, e em especial se olharmos para a outra estrutura em destaque – a Ponte 25 de Abril – reforça a importância da ponte suspensa não só para o afirmar de um território e de uma estratégia de promoção turística assente nos seus recursos endógenos, mas também da importância que esta obra teve a nível nacional quer em termos de engenharia, quer de desafios de construção”. A edil sublinha ainda o reconhecimento internacional que a obra tem tido, relembrando que “a 516 Arouca se encontra entre as seis pontes finalistas do prémio da IABSE na categoria de pontes pedonáveis e cicláveis, cujos resultados serão conhecidos no final da próxima semana”.
 
As Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estrutura são organizadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas, o Grupo Português de Betão Estrutural e a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica. O evento tem periodicidade de oito anos e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e informação no domínio da engenharia de estruturas.
 
A 516 Arouca – ponte suspensa liga as margens do rio Paiva, nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva, através de um tabuleiro em gradil metálico que dista aproximadamente 175 metros de altura das águas do Paiva. Desde a sua inauguração, a 2 de maio de 2021, a 516 Arouca soma mais de 150 mil visitantes. A infraestrutura representou um investimento total de 2,1 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Distinções recebidas pela 516 Arouca – ponte suspensa:
Melhor Atração de Desenvolvimento Turístico – Europa | World Travel Awards 2021
Melhor Joia Escondida | Remarkable Venue Awards 2021
Turismo Inovador [menção honrosa]| Prémio Nacional de Turismo 2021
Prémio ATEG de Arquitectura y Construcción Otilio García 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário