quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Arouca acolheu reunião com Ministra da Coesão para reforço das redes de água e saneamento

 
Arouca, Oliveira de Azeméis, Paredes, Santo Tirso e Vale de Cambra foram os cinco municípios que estiveram reunidos esta manhã, em Arouca, com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Na agenda, a necessidade de se reforçar de modo substancial a cobertura das redes de água e saneamento com vista a atingir-se as metas estabelecidas no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais.
 

Defendendo que a escassa cobertura de água e saneamento se traduz “num grave problema ambiental e de saúde pública que afeta a qualidade de vida das populações e a competitividade dos territórios”, os autarcas sensibilizaram para a necessidade de dotar estes concelhos “com rede de água e saneamento a 100% ou melhorá-la substancialmente para níveis dignos de municípios do século XXI”, o que só será possível com recurso a fundos comunitários.
 

“Aumentar a cobertura da rede de água e saneamento, procurando progressivamente o controlo e ajustamento do tarifário com preços mais justos, foi este o compromisso que assumimos com os arouquenses e é na sua concretização que trabalhamos diariamente, como hoje o estamos a fazer ao reunirmos com a Ministra Ana Abrunhosa”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
 
Arouca dispõe atualmente de uma cobertura da rede de água de 82% e de saneamento de 51% e visa atingir uma cobertura de 95% e 80% respetivamente do território. O custo de expansão da rede de saneamento está estimado nos 15 milhões de euros.
 
Atualmente está a decorrer uma empreitada de beneficiação da rede de água e saneamento no valor de 2.743.812,37 € e que abrange Santa Eulália (Minhãos, Porta e Ronde), Chave (Quintela e Ribães) e a União de Freguesias de Arouca e Burgo (Figueiredo, Lourosa de Campos, Valdasna e Penso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário