quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Projeto "ÉVORA+VERDE” entrou na segunda fase: A recolha seletiva de biorresíduos já abrange hoteis, restaurantes e similares do centro histórico


O Projeto “Évora+Verde – Recolha Seletiva de Biorresíduos” tem como finalidade a recolha seletiva dos resíduos orgânicos, a respetiva valorização pelo processo de compostagem, e finalmente o aproveitamento do produto final como fertilizante, com utilização possível nos jardins e espaços verdes. Na prática, este processo transforma as chamadas “sobras de alimentos” num adubo biológico de elevada qualidade. 

A primeira fase do “Évora+Verde” teve o seu início em 2020 com a recolha seletiva junto dos grandes produtores (grandes restaurantes e unidades hoteleiras, cantinas escolares e de centros de idosos, universidade, hospitais, etc.). Nesta fase, a segunda do projeto, a recolha de biorresíduos foi alargada ao “CANAL HORECA” (estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares) localizados no Centro Histórico e também aos produtores domésticos, sendo neste caso a opção tomada pelo Bairro da Malagueira, com o envolvimento de cerca de 1.000 fogos. 

Foram distribuídos pelos produtores meios de deposição, individuais e comunitários, adequados a este tipo de resíduos: contentores impermeáveis dotados de sensores que permitem a monitorização à distância da respetiva capacidade, foram adquiridas viaturas novas adaptadas para compactação e transporte de orgânicos, e finalmente organizados circuitos de recolha que fazem chegar diariamente estes resíduos à GESAMB - Gestão Ambiental de Resíduos EM, onde será executado o processo de tratamento e valorização. 

O Projeto “Évora+Verde”, que nasceu graças a uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e a GESAMB, obteve financiamento no âmbito do POSEUR - Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, continuará o seu desenvolvimento até atingir o objetivo final de abranger todo o Concelho de Évora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário