Com o mote “A Cerveja Está Viva e Escreve-se no Feminino”, a campanha digital celebra o regresso dos brindes de cerveja com moderação como única reserva, e lembra que a Cerveja escreve-se no feminino. Nesta iniciativa integra-se ainda um manifesto que evoca as mulheres que fazem parte da nossa vida e da vida do setor, assinado pelas Confradesas da Cerveja. A Confraria da Cerveja desafia os portugueses para um “Brinde à Cerveja” no dia 5 de agosto, sexta-feira, data da efeméride celebrada a nível mundial.
“A Cerveja Está Viva e Escreve-se no Feminino” é o mote da campanha digital e manifesto que marca a comemoração da Cerveja no seu dia internacional, celebrado todos os anos na primeira sexta-feira do mês de agosto. As mulheres do setor, as suas consumidoras e as mulheres que fazem parte das nossas vidas são a mensagem principal desta campanha que será veiculada no dia 5 de agosto, sexta-feira, nas redes sociais @sabercerveja.
O manifesto, que evoca os momentos de consumo, o seu património, a naturalidade dos seus ingredientes e um setor composto por mais de 50 mil pessoas, foi assinado por um conjunto de Confradesas da Cerveja, desde figuras públicas a mulheres do setor. Entre as signatárias do manifesto “A Cerveja Está Viva e Escreve-se no Feminino” encontram-se nomes como Joana Schenker (Campeã Europeia de BodyBoard), Natália Cavaleiro Costa (Nutricionista), Isabel de Sousa (Professora do Instituto Superior de Agronomia) Paula Lobo Antunes (Atriz), Manuela Botelho (Secretária Geral da APAN), Ana Jacinto (Secretária Geral da AHRESP), Conceição Zagalo (Empreendedora Social), Maria Helena Duarte (Diretora da revista Paixão pela Cerveja) e Confradesas que atuam diretamente no setor cervejeiro como, Teresa Apolónia, Graça Borges, Patrícia Nunes e Sandra Peixoto.
De forma a promover o convívio entre os amigos e a degustação moderada de cerveja, homenagear os responsáveis pela produção, distribuição e comercialização desta bebida, bem como unir Portugal aos diferentes países nesta comemoração, a Confraria da Cerveja desafia os portugueses a partilhar uma fotografia de um brinde à cerveja nas redes sociais, marcando o hashtag #VivaCerveja e a página @sabercerveja, como forma de chegar a todo o setor.
Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja assinala que “Neste ano marcado pela palavra ‘regresso’, seja dos momentos de consumo, seja por rever todas nossas pessoas, seja pela música e cultura, que nos brinda e nós brindamos a ela, sentimos que a cerveja está viva como nunca pois ela faz parte do nosso convívio social, sendo a moderação a única vírgula que acrescentamos a este regresso. Paralelamente a cerveja é de todos e para todos. É democrática, acessível e para todos os géneros, momentos e gostos, sendo a bebida mais consumida no mundo, a seguir à água e ao chá. No setor cervejeiro, as mulheres emancipam-se, são criadoras de marcas, são beer sommeliers e estão no centro da sua produção. Por isso, celebramos também a evolução da sociedade, com um copo de cerveja na mão que se ergue pelas mulheres ‘de e da’ categoria. Até porque cerveja, de facto, escreve-se no feminino!”
A bebida alcoólica mais consumida na União Europeia, bem como em Portugal, a cerveja é uma bebida milenar que goza de uma composição habitualmente composta por cevada, lúpulo, fermento e água, a par de uma naturalidade assegurada pela produção cervejeira e microcervejeira nacional, que hoje conta com mais de 100 empresas espalhadas pelos 18 distritos de Portugal e Ilhas. Símbolo maior de convívio e de partilha, a produção de cerveja é uma arte ancestral que chegou há milhares de anos a terras Lusitanas pela mão de Lísias, o pai de Baco, e continua a dar cartas em pleno séc. XXI com uma multiplicidade de novos sabores e empreendedorismo dos cervejeiros em Portugal.
O Dia Internacional da Cerveja criado em 2007, em Santa Cruz da Califórnia, começou por ser uma celebração apenas no bar dos fundadores, que depois se expandiu até se transformar num evento mundial, assinalado em mais de 50 países. Em Portugal esta data é celebrada pela Confraria da Cerveja, uma entidade não lucrativa que nasceu do sonho de sete personalidades portuguesas do setor cervejeiro. Inspirada na tradição das irmandades, a Confraria da Cerveja promove a paixão e o reconhecimento da importância da Cerveja enquanto símbolo de convivialidade, partilha, celebração e na defesa da arte cervejeira enquanto atividade de relevo para a economia portuguesa.
O MANIFESTO
A Cerveja está viva como nunca.
É a Mãe de todos os momentos, irmã das vitórias e a colega que dá o
ombro amigo, até nas derrotas.
A Cerveja carrega uma herança de milhares de anos, neta da
naturalidade e da simplicidade dos ingredientes, tal como aquela
receita das nossas avós.
A Cerveja é companheira para todos os gostos, cores, texturas, seja
com ou sem álcool, pois prima pela moderação e a alegria de um
brinde “nunca fica para tia”.
A Cerveja é sobrinha da inovação e afilhada de um setor que reúne
mais de 50 mil pessoas que tudo fazem para que esta chegue bem
gelada às nossas mesas.
Ela faz parte da nossa vida.
A cerveja está viva e escreve-se no feminino!
#VivaACerveja!
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