sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Arouca prestes a inaugurar primeira obra do Orçamento Participativo

 
Por Mansores, na escadaria e miradouro da Vista Alegre ultimam-se, por estes dias, os detalhes para conclusão da obra de revitalização daquele espaço, cuja inauguração decorre este mês de agosto. O local foi intervencionado, nos últimos meses, fruto da vitória do projeto “Miradouro da Vista Alegre” na edição inaugural do Orçamento Participativo, em 2021, e conta com intervenção do artista plástico arouquense André Gomes.
 
O objetivo de Sara Tavares quando apresentou a proposta ao Orçamento Participativo passava por criar, num dos pontos mais altos da freguesia – o cimo da escadaria da Vista Alegre – “um espaço de observação panorâmica da freguesia de Mansores, do seu vale e das montanhas do Arouca Geopark, que possa também complementar o percurso PR 11 – Trilho das levadas”. Da ideia até à concretização passaram alguns meses, mas a conclusão desta intervenção está prestes a acontecer.
 
Desde o primeiro momento, a Junta de Freguesia de Mansores associou-se à execução deste projeto, apoiando a intervenção na limpeza e requalificação dos degraus da escadaria e da plataforma do miradouro, tendo o Município de Arouca executado os 12.500€ previstos na criação de uma plataforma de madeira no topo do miradouro e nos corrimãos de apoio, bem como na intervenção artística que está a ser levada a cabo.
 
“É com especial orgulho que estamos prestes a inaugurar a primeira obra resultante de um processo participativo que envolveu toda a comunidade em torno da escolha dos projetos que queriam ver concretizados em Arouca. Queremos que o Miradouro da Vista Alegre, após a renovação que lhe fizemos em parceria com a Junta de Freguesia de Mansores, possa também atrair, com o novo colorido que habita a sua longa escadaria, novos visitantes ao nosso território”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
 
Recorde-se que a primeira edição do Orçamento Participativo teve como vencedores os projetos “Laboratório digital Intergeracional”, “Brincar Não Tem Idade!”, “Tecer Tradições – Oficinas Criativas”, “Laboratório Digital – 1.º Ciclo” e “Miradouro da Vista Alegre”. A atual edição do processo participativo encontra-se a decorrer, em fase de análise técnica de propostas, prosseguindo, a breve trecho, para votação pública. Mais informações em https://orcamentoparticipativo.cm-arouca.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário