quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Proença-a-Nova | ADCPN está a receber pré-inscrições para a modalidade de patinagem

 

A Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova (ADCPN) encontra-se a receber pré-inscrições de atletas que tenham interesse em aprender a patinar, considerando o projeto de retomar esta modalidade que já esteve em funcionamento durante três anos. No dia 17 de setembro, o pavilhão municipal recebeu o treino de observação da seleção regional de patinagem artística, numa organização da Associação de Patinagem de Coimbra (APC), que foi complementada com duas atividades abertas à população, em especial aos mais jovens: uma demonstração de patinagem artística e outra de patinagem de velocidade.

Segundo Carlos Proença, presidente da ADCPN, o clube chegou a ter mais de 30 crianças na turma de iniciação e só não houve continuidade porque a professora responsável pelas aulas foi colocada noutra região do país, coincidindo com a paragem forçada pela pandemia. Com o apoio da APC, é expetativa que os treinos de patinagem regressem até ao final deste ano. “Quem pretender fazer a pré-inscrição contacte a Associação”, incentiva Carlos Proença. Os interessados tanto podem ter três anos como mais de 40. “Numa primeira fase deve-se aceitar todos os interessados e depois pouco a pouco orientar para a patinagem artística, para a patinagem de velocidade ou, por exemplo, para uma disciplina nova que estamos a lançar que é o Roller derby free style, que é praticado na rua, ou o skate”, complementa Jorge Alves, presidente da APC. “Podem aprender a patinar e depois podem ser orientados pois há aqui uma variedade grande de disciplinas patinadas que podem ser aproveitadas”. Há também a possibilidade de simplesmente aprender a patinar numa vertente de lazer e não de competição, até porque os benefícios deste desporto são visíveis. “São dos desportos que mais trabalham as componentes técnica e física e trabalha também a componente psicológica dos atletas”, acrescenta Jorge Alves que menciona um trabalho piloto que está a ser desenvolvido com países europeus e que envolve jovens com necessidades especiais.

Quanto ao treino da seleção regional de patinagem artística, que envolveu cerca de 50 atletas, o objetivo é preparar a equipa para a participação no inter-regiões nacional que ocorre em dezembro. A escolha por Proença-a-Nova prende-se com as boas condições do pavilhão que pode ser usado em competições oficiais. “No âmbito do Ano Municipal do Desporto e da Aventura, esta é mais uma atividade desenvolvida em parceria, com a ADCPN e a APC, que procuram captar novamente o interesse dos jovens para esta atividade desportiva, enriquecendo a oferta do concelho”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, referindo “a possibilidade de o Município ser parceiro na organização de provas oficiais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário