O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, esteve em Arouca, durante a tarde da passada sexta-feira, 21 de outubro, para acompanhar a sessão do EUSOUDIGITAL@Escolas, que decorreu na Escola Secundária de Arouca. O programa uniu a comunidade escolar à população sénior na promoção da literacia digital e contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, da vice-presidente da Câmara, Cláudia Oliveira, e do Diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves.
Duas dezenas de seniores arouquenses do projeto Idade Maior marcaram presença nesta sessão de promoção de competências para o digital. Acompanhados por jovens tutores, alunos dos cursos de Animação e de Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Arouca, os participantes foram capacitados em três diferentes módulos: pesquisa e navegação na internet; criação de perfil e email; e segurança e privacidade.
A passagem por Arouca culminou numa reunião com o executivo camarário, nos Paços do Concelho, onde foram debatidas, entre outras, questões como a necessidade as carências do Município em termos de rede móvel e fibra ótica e a necessidade de reforço da sua cobertura no território arouquense.
Município torna-se entidade parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, marcou presença esta segunda-feira, dia 24 de outubro, na cerimónia de assinatura de protocolo entre o Município e o programa EUSOUDIGITAL, num momento que decorreu no âmbito do 5.º Fórum das Competências Digitais INCoDe.2030, em Lisboa.
O protocolo agora firmado tem como objetivo promover a capacitação digital de centenas de milhar de adultos em Portugal até ao final de 2023 através do desenvolvimento de uma rede de voluntários apoiados em Centros EUSOUDIGITAL, dois dos quais previstos para o território arouquense.
Através da Estrutura de Missão Portugal Digital, o Governo decidiu desenvolver o Programa EUSOUDIGITAL, em parceria com o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, que procura trabalhar com pessoas que não têm hoje qualquer interação com o mundo online, através de ações de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade em que vive. O programa destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes sociais, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.
Neste contexto, o Município de Arouca, em parceria com a A2D Consulting (enquanto entidade executora do MUDA), compromete-se a desenvolver esforços “para criar as condições e desenvolver os meios necessários para a realização de iniciativas que permitam atingir os objetivos traçados no Programa EUSOUDIGITAL – dando-se especial enfoque nas matérias de confiança e segurança na utilização da internet por parte dos adultos a serem capacitados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário