O projeto “Pessoas Cheias de Território” está a decorrer em Reguengos de Monsaraz, em São Marcos do Campo, no Campinho e em Santo António do Baldio. Nesta iniciativa estão integrados mais de 100 participantes, nomeadamente alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Campinho, da Escola Básica e Jardim de Infância de São Marcos do Campo e do 7.º ano da Escola Básica 2+3 António Gião de Reguengos de Monsaraz, mas também utentes da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio, do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz e do Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva.
O projeto é da responsabilidade da Associação PédeXumbo e tem a parceria do Município de Reguengos de Monsaraz e da União das Freguesias de Campo e Campinho. Esta é a primeira de quatro edições do “Pessoas Cheias de Território”, que se dedica a territórios menos populosos e mais envelhecidos, desafiando as crianças e os idosos a desenvolverem projetos colaborativos e criativos que visam a transmissão de práticas culturais através das relações intergeracionais.
Durante os meses de maio e de junho, a artista Sara Rodrigues, figurinista ligada às danças tradicionais, tem estado a propor aos participantes dinâmicas de pensar e construir o tema deste ano “Um Pé, Mil Sapatos”, partindo da ideia de que um passo não vem só e que juntos podem dançar e caminhar melhor, mesmo que em diferentes ritmos. Os participantes têm explorado técnicas como a tecelagem, colagem, tie-dye e modelagem para a criação de volumes, utilizando cartão, sapatos e outros objetos reciclados.
O resultado artístico deste projeto será apresentado no Festival Andanças, que vai ser organizado pela Associação PédeXumbo de 27 a 30 de julho no Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz junto ao Lago Alqueva.
Carlos Manuel Barão
Nenhum comentário:
Postar um comentário