§ Sessão de lançamento do carimbo comemorativo dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra
Para comemorar os 60 anos da atividade assistencial, inteiramente dedicada à prestação de cuidados na área da oncologia, iniciada na região centro em janeiro de 1962, têm sido promovidos, ao longo de todo o ano, um conjunto de iniciativas, entre as quais, se inclui um carimbo comemorativo.
O carimbo é uma marca postal que fica para a história dos CTT em Portugal e ficará, também, para a história do IPO de Coimbra e da comemoração dos seus 60 anos.
§ Concerto: “A Música no Lugar Certo”:
Inédito em Portugal, este projeto-piloto associou a Cultura à promoção da Saúde e pretendeu estimular o bem-estar físico e emocional dos doentes com cancro da mama e equipas do IPO de Coimbra, tendo resultado numa parceria conjunta, envolvendo o IPO de Coimbra a Direção Regional da Cultura do Centro e a Associação Orquestra Sem Fronteiras.
Conscientes do potencial da escuta musical em tratamento do cancro da mama, “A Música no Lugar Certo” decorreu ao longo do primeiro semestre de 2023, sendo um projeto constituído por um ciclo de seis concertos de música de câmara, interpretados pelo Quarteto Transversal e realizados em contexto de internamento.
A Direção Regional da Cultura do Centro assumiu os custos da curadoria e a Fundação “la Caixa” foi o mecenas principal da Orquestra Sem Fronteiras, assumindo os custos com os músicos envolvidos.
Após o descerramento de uma placa alusiva aos 60 anos, a comitiva irá visitar a empreitada de requalificação do edifício de Cirurgia e Imagiologia do IPO de Coimbra.
§ Visita à empreitada de requalificação do edifício de Cirurgia e Imagiologia do IPO de Coimbra.
A Empreitada de Requalificação do Edifício de Imagiologia/ Cirurgia, atualmente em curso, foi adjudicada com um valor de 27.920.422,92 € (c/ IVA), tendo o início da obra ocorrido em 28 de setembro de 2021, tratando-se de um investimento aguardado há mais de uma década, e o mais relevante, inscrito no Plano Plurianual de Investimentos de 2023-2025.
A requalificação do edifício terá 16.270 m2 de construção – quando o edifício anterior tinha (apenas) 4.960 m2, aumentando a área de prestação direta de cuidados, em 32%.
O novo espaço terá 6 pisos, um deles subterrâneo, e servirá para instalar os Serviços de Imagiologia, Medicina Nuclear, Gastrenterologia e respetivas áreas técnicas, 5 salas de bloco operatório e 1 sala de cirurgia de ambulatório, 1 unidade para doentes críticos e uma área de internamento com 98 camas (4 delas de isolamento).
Por questões de segurança, a visita será apenas feita por um número reduzido de pessoas.
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário