O Município da Marinha Grande assinalou um marco importante para o concelho, com a assinatura do auto de consignação da construção da Creche da Ivima, que se realizou no dia 3 de outubro, nas instalações da antiga fábrica.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; do Diretor Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa; dos Vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves; de membros da Assembleia Municipal das forças políticas do +MPM e PSD; do arquiteto autor do projeto, Francisco Marques; do empreiteiro, Rui Azinheiro; de outras entidades locais; e técnicos da Câmara Municipal.
Trata-se de uma obra esperada há muitos anos, que, agora, vai ter início, permitindo a criação de 6 salas para 84 crianças, dos 0 aos 3 anos, através de um investimento de 1.017.416,70€ (acrescidos de IVA), comparticipado em 812.700,00€ pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. A obra foi adjudicada à empresa Suzifil - Construções Lda, com um prazo de execução de 14 meses.
Na formalização da consignação da obra, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, referiu que “este executivo assumiu este equipamento social como prioritário, fez o projeto de arquitetura, elaborou a candidatura ao PRR (março de 2022) e estamos a consignar a obra. Por isso, este é momento muito especial para os marinhenses, que sentem a creche como um serviço fundamental para as suas vidas, para compatibilizarem o trabalho com a vida familiar”.
O Presidente acrescentou que “o projeto representa uma resposta social de enorme importância para as famílias do nosso concelho, vai permitir que as mães e pais deixem as suas crianças cuidadas e em segurança, vai criar vários postos de trabalho, dinamizar a economia local e alargar a nossa rede de equipamentos sociais”.
Aurélio Ferreira deixou um apelo ao Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, João Paulo Pedrosa, “para que numa fase mais adiantada do processo, venhamos a ter acordos de cooperação para as 84 crianças, porque eles significam efetivamente o apoio direto às famílias na gratuitidade desta resposta social”.
O Diretor João Paulo Pedrosa admitiu que “este é um momento muito feliz para a Marinha Grande, porque a resposta de creche é prioritária. Somos um concelho que não tem um conjunto muito grande de IPSS e, por essa razão, estes projetos são muito relevantes”.
Antiga fábrica convertida em Creche
O novo equipamento permite proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física; colaborar com a família na partilha de cuidados e responsabilidades no desenvolvimento das crianças. A creche da Ivima tem, também, como objetivos permitir o despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e proteção.
A Creche é construída no centro urbano da Marinha Grande, no edifício emblemático da Ivima, que tem vindo a ser alvo de recuperação e requalificação no qual se encontram outras respostas sociais. A utilização gradual dada a este espaço, à qual se vai juntar a funcionalidade da creche, permite devolver à população, um dos ícones mais perenes da nossa história e memória coletiva.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário