O Centro Empresarial da Marinha Grande recebeu na passada sexta-feira, 24 de novembro, o 6º workshop “Indústria de Futuro - Roteiro para a Introdução de Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional”, que foi o último de seis eventos que têm vindo a ser realizados em várias regiões do País, ao longo deste ano, com o objetivo de apoiar as empresas e as indústrias no desenvolvimento de planos de transição para a descarbonização através dos gases renováveis, como o hidrogénio ou o biometano.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, evidenciou as potencialidades económicas do concelho e lembrou que “o aparecimento do gás natural na indústria vidreira na Marinha Grande, em substituição do GPL, já foi uma descarbonização. No entanto, a exigência de incrementar os níveis de descarbonização, traz novos desafios aos gases renováveis, sejam o hidrogénio ou o metano”.
“Este é o momento que vivemos e os desafios que enfrentamos, mas não posso deixar de afirmar que as empresas marinhenses estão preparadas para enfrentar a mudança, assim os parceiros apresentem soluções viáveis e competitivas. Nunca esquecer que a Marinha Grande é uma ilha de crescimento, desenvolvimento e inovação em Portugal”, acrescentou Aurélio Ferreira.
Para além do presidente da Câmara, o evento realizado no dia 24 de novembro, contou com intervenções de representantes da Floene, da conceituada consultora internacional KIWA, bem como de um painel de casos de estudo (Secil, BA Glass, SORG e Genia Bioenergy), com moderação da APREN, que demonstram a viabilidade da incorporação de gases renováveis na indústria.
Estes workshop’s fizeram parte do Indústria de Futuro, um projeto pioneiro em Portugal – desenvolvido pela Floene para a Indústria – financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário