6: “Cultura, Turismo e Eventos”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023).
Esta semana é abordado o tema da Cultura, Turismo e Eventos.
As políticas da CMA nestas áreas foram implementadas com base numa estratégia totalmente nova de fomento de novos fenómenos turísticos e culturais, que ao cabo de dez anos é facilmente percetível, na nova dinâmica social e económica do Município e em especial do centro da Cidade de Aveiro, destino de eleição de milhares de visitantes de todos o mundo.
Em termos de eventos anuais, a CMA passou a assentar a base da sua operação em nove grandes eventos, nomeadamente, a Feira de Março (MAR/ABR), a Maratona da Europa (ABR), as Comemorações do Feriado Municipal (MAI), o Festival dos Canais (JUL), o Festival Dunas de São Jacinto (AGO), a Aveiro Tech Week (OUT), a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro (NOV), a Nova Agrovouga (NOV) e o Boas Festas em Aveiro (DEZ/JAN).
No Turismo e na Cultura os números que evidenciam o forte crescimento são muito claros e expressivos.
O Município de Aveiro registou no ano de 2022 (últimos dados anuais completos, conhecidos) números recorde de estadias, superando os dados pré-pandemia de 2019. As dormidas no ano passado aumentaram 8,6% face a 2019.
No ano de 2022 registou-se o número recorde de 404.783 dormidas, mais 32.213 estadias do que em 2019 (372.570), destacando-se os meses de agosto (55.758 dormidas), julho (47.763) e setembro (41.027). Em termos percentuais, o mês que teve a maior subida foi o de fevereiro, que com 21.892 dormidas superou o mês homólogo de 2019 (18.604) em 17,6%.
Em dez anos, nesta última década, o número de dormidas turísticas em Aveiro duplicou, de cerca de 200.000 para 400.000 por ano, sendo um dos maiores crescimentos percentuais do País.
Também as visitas aos museus e espaços turísticos da cidade de Aveiro tiveram um crescimento de 1,9% em 2022 comparativamente a 2019.
Ao nível dos visitantes dos museus e exposições patentes ao longo de todo o ano de 2022 na cidade de Aveiro, registou-se um aumento de 211.421 visitantes em 2019 para 218.949 em 2022, destacando-se a segunda metade do ano como a época em que os museus e exposições receberam mais visitas.
Em dez anos, nesta última década, o número de visitantes a espaços de museus e turismo da CMA quase triplicou, tocando em 2022 as 250.000 pessoas. O Teatro Aveirense bateu record de todos os tempos de espectadores.
No que respeita ao investimento nas infraestruturas de cariz cultural, entre 2014 e 2023, totaliza-se um investimento de 25,2 milhões de euros, com destaque para as obras de qualificação do Ecomuseu Marinha da Troncalhada (200.000€), a reabilitação do Edíficio Fernando Távora, agora ATLAS Aveiro (2,2 milhões de euros), a renovação do Teatro Aveirense (1,7 milhões de euros) ou a requalificação da Antiga Estação da CP (1 milhão de euros).
Ainda uma nota importante para a assunção da gestão plena do Museu de Aveiro / Santa Joana, em agosto de 2022, após sete anos de gestão municipal ao abrigo da descentralização de competências, constituindo o melhor exemplo do País nesta área da Cultura.
Desde 2015 que a CMA assumiu a Gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana com um resultado muito positivo a todos os níveis. A dimensão mais expressiva foi ao nível dos visitantes e desde então a CMA investiu um milhão de euros na infraestrutura, refletindo-se na qualificação permanente e na aposta nos Recursos Humanos afetos ao Museu, com a sua dinamização pela realização de inúmeras atividades.
O apoio às Associações também se reveste de particular importância no quadro estratégico de promoção da Cultura junto das comunidades do Município de Aveiro.
Nos últimos sete anos, período de vigência do Programa Municipal de Apoio às Associação, a CMA já atribuiu apoios financeiros às Associações de cariz Cultural, no valor global de 900 mil euros.
Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura em 2024
Na vertente imaterial, de evidenciar o Programa Estratégico para a Cultura (2019-2030), o programa de apoio aos artistas durante a pandemia de Covid-19, “Cultura em Tempos de (In)Certeza”, a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, que permitiu que Aveiro se tornasse na primeira Capital Portuguesa da Cultura, título que irá ostentar durante o próximo ano de 2024, com um programa vasto de atividades em sete áreas culturais distintas e a que corresponde um investimento global de 8 milhões de euros, dos quais 6 milhões são investimento direto da CMA.
[apresentação disponível aqui<https://we.tl/t-QnTYvKHcS p>]
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário