O concelho de Porto de Mós irá ter um avanço significativo na oferta de resposta de creche à comunidade local, com a expansão das vagas gratuitas em creches nas IPSS do concelho.
No passado dia 16 de agosto foi assinado, entre o Instituto da Segurança Social de Leira e as IPSS Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós e o Centro Paroquial de Assistência do Juncal, um acordo ao abrigo da Portaria 190-A/2023 de 5 de julho, para o aumento em 42 do número de crianças em Creche.
Este aumento resulta de um esforço concertado entre o município e as instituições para expandir as infraestruturas nas IPSS com resposta social de creches, para que tenham as condições necessárias de forma a garantir um serviço de qualidade e obterem o respetivo aumento do número de vagas, reforçando assim o compromisso contínuo de proporcionar e garantir que as famílias tenham acesso a uma resposta de qualidade que lhes permita conciliar as suas responsabilidades parentais com as exigências profissionais, bem como garantir a igualdade de oportunidades às crianças, independentemente da sua situação socioeconómica.
Neste sentido, é com grande satisfação que anunciamos este aumento do número de vagas disponíveis nas creches existentes no concelho a partir do início do próximo mês, ficando o concelho com capacidade para acolher nas IPSS com esta resposta social, 296 crianças:
• Abrigo Familiar Casa de S. José, em Mira de Aire, capacidade máxima de resposta, 50 crianças.
• Associação de Apoio Infantil de Pedreiras, em Pedreiras, capacidade máxima de resposta, 38 crianças.
• Centro Paroquial de Assistência do Juncal, em Juncal, capacidade máxima de resposta, 116 crianças.
• Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, em Porto de Mós, capacidade máxima de resposta, 92 crianças.
O Município reitera o seu compromisso em continuar a colaborar, quer com as instituições, quer com as famílias na educação e no crescimento saudável das suas crianças. Este aumento de vagas em creche é um passo significativo para aliviar a pressão sobre os pais e encarregados de educação, permitindo-lhes uma maior flexibilidade na gestão das suas vidas pessoais e profissionais. Juntos, estamos a construir um futuro promissor para as nossas crianças!
Patrícia Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário