Mais de setenta pessoas estiveram presente no passado dia 8 de novembro, em nova sessão das Tardes Comunitárias, esta dedicada ao tema Saúde Mental. A sessão decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede e contou, enquanto oradora convidada, com Clara Maria Abrantes, Psicóloga Clínica, que abordou e desenvolveu este tema cada vez mais atual.
Clara Abrantes é licenciada em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desde 1981.Inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses, Clara Abrantes é reconhecida pelo mesmo organismo como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação. É, também, Registered Europsy Psichologist pela European Federation of Psychologists.A profissional trabalhou 33 anos ao serviço do Ministério da Saúde (entre 1982 e 2015), no âmbito do tratamento de dependências, quer na área da Prevenção Primária, quer, posteriormente, na Consulta Externa (tratamento e desintoxicação). Foi Professora e Psicóloga Escolar num estabelecimento de ensino em Coimbra e no Instituto Superior de Teologia de Coimbra, entre 1980 e 2005. Desenvolve clínica privada, desde 1995.
No decurso da palestra, a convidada abordou vários aspetos relacionados com a Saúde Mental, destacando, entre outros, a importância de haver um equilíbrio entre os três fatores fundamentais para os seres humanos, nomeadamente “sentir”, pensar” e “agir”.
A sessão, que se verificou animada e muito do agrado dos participantes, ficou enriquecida pelos vários testemunhos de participantes que questionaram a psicóloga e partilharam com os presentes aspetos relacionados com as suas vivências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário