domingo, 3 de dezembro de 2023

Marinha Grande | ARTE CONTEMPORÂNEA DE ANTÓNIO A. CRISTO PATENTE EM VIEIRA DE LEIRIA

 “Retrospectiva 2023 - A Arte Abstrata de AACristo” é a exposição de arte contemporânea da autoria do artista António Aleixo Cristo, que está patente na Galeria Tony Vitorino, em Vieira de Leiria, até 6 de janeiro de 2024.
A mostra organizada pelo Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de LEIRIA, foi inaugurada no passado sábado, 2 de dezembro, na presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do presidente da Junta, Álvaro Cardoso; do presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Rodrigues; do artista António Cristo; do curador Aquilino Ferreira; e de vários convidados.
Na inauguração, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, elogiou o trabalho artístico de António Cristo, bem como o dinamismo que o curador Aquilino Ferreira tem impelido à Galeria, desafiado o público a conhecer a exposição e a contemplar arte contemporânea.
As 45 obras expostas retratam o “trabalho intenso, criativo e apaixonado” do artista ao longo do último ano, nas quais foram utilizadas técnicas mista, digigravura, artes digitais, fotografia, spray, entre outras, onde se denotam influências de arte urbana, pop arte ou grafitis.
António Aleixo Cristo (AACristo), nascido em Estômbar (Algarve), revelou desde cedo uma inclinação para a criação estética, através de diversos meios plásticos e visuais, como pintura, reproduções seriadas, cerâmica, etc. Partiu para o estrangeiro na década de 60, onde se dedicou à pesquisa de linguagens plásticas não convencionais. Viajou e trabalhou em vários países europeus e iniciou-se na pintura como autodidata, tendo realizado várias exposições individuais.

Regressou temporariamente a Portugal no final dos anos 80 e estabeleceu contactos com artistas locais e estrangeiros no Algarve (Portimão), onde continuou a sua investigação plástica experimental no domínio do expressionismo matérico. Explorou também a fotografia e a seriação gráfica de matrizes originais miniaturais e de pequeno formato. Até ao presente, tem preservado a sua identidade física, divulgando apenas algumas imagens digitais originais através de meios comuns e aleatórios da Internet.
                               
A exposição fica patente ao público até ao dia 6 de janeiro de 2024, todos os dias, das 10h00 às 19h00. A entrada é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário