quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 8: “Mobilidade e Transportes”

 8: “Mobilidade e Transportes”

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023). No arranque para as últimas três temáticas, de um conjunto de dez, falamos esta semana da Mobilidade e dos Transportes.

As políticas da CMA nestas áreas foram implementadas com base numa nova estratégia de reorganização e adaptação do espaço público e dos circuitos de tráfego à necessidade de ajustamento financeiro da Câmara de Aveiro, numa primeira fase (2014 – 2021) e numa segunda fase (2021 – até ao momento) de expansão concertada e organizada de toda a rede de transportes públicos (AveiroBus e BusWay), de circuitos de tráfego automóvel individual e partilhado e de incentivo à mobilidade suave para redução do consumo de energia e de emissões de CO2.
Estes desafios foram provocados pelos efeitos positivos do crescimento económico no Município, do aumento dos Cidadãos residentes e do dinamismo social, associativo e cultural, que tem atraído cada vez mais investidores e visitantes para o nosso território.

A aposta da CMA na descarbonização vai significar, no final deste processo, uma eliminação, no mínimo, de cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera, graças às seguintes apostas:

1. Transportes Públicos

Atualmente, a rede de transportes públicos da AveiroBus conta com 14 autocarros 100% elétricos. A substituição dos antigos autocarros por estes novos veículos resulta na eliminação de mais de 380 toneladas de CO2/ano. Com esta aposta, realizada pela Transdev, 45% dos autocarros de toda a frota a circular em Aveiro são a energia elétrica, o que significa que mais de 60% dos quilómetros realizados pelos autocarros da Transdev são feitos sem emissões de CO2.

2. Ferryboat Elétrico

A CMA terá brevemente em funcionamento o primeiro Ferryboat 100% Elétrico do Sul da Europa, eliminando mais de 300 toneladas de CO2/ano da atmosfera e reforçando a capacidade para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%). O novo ferryboat representa um investimento global (navio e postos de carregamento) de cerca de 9 milhões de euros.

3. Moliceiros Elétricos

Com um investimento de 350 mil euros no sistema de carregamento, a CMA prepara-se para ativar a eletrificação de 27 moliceiros, que realizam operações marítimo-turísticas no Canal Central da Ria de Aveiro. Os moliceiros elétricos vão permitir a eliminação de mais de 400 toneladas de CO2/ano.

4. Nova BUGA

Em atividade desde junho de 2023, as novas BUGA trazem várias novidades, a começar pelo número de bicicletas disponíveis – mais 124 do que o modelo anterior – e pelo aumento do número de estações da BUGA, num total de 204, estando em operação 136. Estas novas bicicletas podem ser utilizadas em todo o concelho de Aveiro e contam também com um sistema de GPS integrado, o que irá permitir perceber quais as rotas mais percorridas pelos utilizadores, possibilitando à CMA uma melhor gestão dos espaços públicos. Foram ainda criados um cartão e uma aplicação para facilitar a sua utilização.

5. Ciclovias

Ainda no campo da mobilidade suave, destaque para a construção da via ciclável em São Jacinto, com 2,5 km de extensão e que liga o Cais do Ferryboat à Praia de São Jacinto. A esta ciclovia junta-se ao trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação da CP, com uma distância de 2,4 km, e o percurso complementar da Rua da Pega, com 1,5 km. Para futuro, importa ainda referenciar o projeto, ainda em curso, de criação de uma via ciclável entre Aveiro (São Jacinto) e Ovar, com uma extensão global de cerca de 23 km.

Estacionamento e Vias Estruturantes
A gestão do tráfego e do estacionamento assume um papel central nas decisões e opções políticas tomadas pela Câmara Municipal de Aveiro, ao longo dos últimos dez anos.
Um dos trabalhos fundamentais foi a reorganização e boa gestão das áreas parconizadas com o importante contributo da criação de mais zonas de estacionamento periférico no centro da cidade (Estação da CP, Viaduto sob a A25, os terrenos dos antigos armazéns da CMA e Estádio Mário Duarte), bem como a construção do novo parque de estacionamento do Rossio.
A interligar todas estas opções está a qualificação e construção de novas vias estruturantes, nomeadamente a Avenida D. António Francisco dos Santos, entre a Alameda Silva Rocha e a Rua de Viseu, a qualificada variante a Cacia ou o eixo composto pela Rua dos Ervideiros, Rua da Boavista e Rua da Carreira Branca, entre outros.

[apresentação disponível aqui]<https://we.tl/t-LHSx5uswE2>

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


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