terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Crónica Postal: MENTALIDADE BUROCRÁTICA IGNORA O CIDADÃO

 

Responderam que a Segurança Social em Lisboa tem uma empresa contratada para fazer as traduções de documentos, no entanto, essa empresa tem os processos atrasados desde 2018, até chegar ao Manuel vamos lá s saber quando.” O desespero da senhora de Oliveira de Azeméis era grande quando se dirigiu ao jornal para tornar público o seu caso.

Esta foi a saga do casal de emigrantes que regressou para casa por causa de uma doença incurável do marido. Pretendem o que tem direto, a reforma para ele e o apoio de cuidadora informar para ele. Conforme define a lei.

Razão para não resolver a questão: um documento em alemão que tem que ser traduzido por tradutor oficial. Tarefa a cargo da Segurança Social.

O grave foi saber que para além deste caso há um número indeterminado de cidadãos com as mesmas dificuldades e sofrimento.

As traduções ainda vão nos documentos recebidos em 2018! “Vamos lá saber quando chega a vez do Manuel”, explicaram ao desesperado casal. O caso foi resolvido após notícia no jornal Correio de Azeméis denunciando o incompreensível caso.

Não há como comentar. Os serviços do estado estão devidamente informatizados. A mentalidade burocrática está nas pessoas. Não há sensibilidade para tratar das pessoas, do seu problema. Sentimo-nos um rebanho, onde o nosso problema é só mais um. Que vai para a pilha.

Não culpo os funcionários públicos. Estes fazem a sua função de acordo com as regras.

Venha um governante capaz de dar um murro na mesa e exigir a mudança de atitude de quem manda em cada serviço! Para cada problema de um cidadão tem que haver uma resposta! É um cidadão! Tem deveres e também direitos!

Eduardo Costa, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional


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