O 90.º aniversário do 18 de Janeiro de 1934 foi comemorado pelo Município da Marinha Grande, na manhã desta quinta-feira, 18 de janeiro, no Museu Joaquim Correia, com iniciativas que envolveram alunos, famílias, entidades e comunidade, para recordar os mulheres e homens que participaram neste movimento operário.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora Ana Alves Monteiro; e várias entidades assistiram à programação organizada pelo Município, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas Nascente e Poente, no âmbito do Plano Nacional das Artes.
Os autarcas salientaram a importância de homenagear os conterrâneos, de recordar aqueles acontecimentos e enalteceram a dedicação de professores e alunos para a preparação das atuações.
As comemorações tiveram início com o momento musical apresentado pela EB da Comeira, seguindo-se uma dramatização pelos alunos da EB de Casal de Malta e, por fim, a interpretação de temas alusivos aos ofícios vidreiros, pelos alunos do 2.º ciclo da EB Nery Capucho.
Esta noite, pelas 21h30, o músico Manel Cruz apresenta-se em concerto, no Teatro Stephens, cuja lotação já se encontra esgotada.
O movimento operário ocorrido a 18 de janeiro de 1934 resultou de um longo processo de luta social e sindical, pela melhoria das condições de vida e de trabalho. Foi no contexto de forte repressão social que, no dia 18 de janeiro de 1934, eclodiu a insurreição do Movimento Operário na Marinha Grande, a par de outras manifestações e greves gerais, um pouco por todo o país, que teve como intenção forçar a queda do regime e restaurar a liberdade e o Estado de Direito em Portugal.
Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário