segunda-feira, 27 de maio de 2024

Na sexta-feira, 24 de maio. Cantanhede recebe participantes da Global Week 2024 com visitas guiadas que destacam o património do concelho


Na sexta-feira, dia 24 de maio, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede acolheu cerca de 18 pessoas, de 12 nacionalidades diferentes, que estão a participar na 5ª edição da Erasmus+ Global Week, uma iniciativa organizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
O vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, saudou os visitantes pela sua vinda a Cantanhede, um concelho com muito para “visitar, conhecer, saborear e vivenciar experiências marcantes”.
“Espero que a visita ao concelho seja do vosso agrado e, acima de tudo, que os vossos esforços resultem numa jornada altamente proveitosa, alcançando plenamente os principais objetivos do vosso trabalho”, frisou Pedro Cardoso.
Na sua intervenção, o autarca aproveitou para agradecer o trabalho que tem sido desenvolvido na área da Educação com o IPC, destacando-o como um parceiro estratégico forte.

No final, os participantes provenientes assistiram a um vídeo promocional do concelho, que destaca as belezas naturais, o património histórico e cultural, bem como os eventos e atrações turísticas locais.

O programa da 5ª edição da Erasmus+ Global Week, dedicado ao tema “Mobility Innovation”, visa estreitar os laços com os atuais parceiros e alargá-los a novas parcerias fora da Europa, de forma a discutir e abraçar os desafios globais no âmbito do atual e futuro programa Erasmus+, nas suas diferentes dimensões.

A calendarização encerrou na sexta-feira, em Cantanhede, com uma visita à vila histórica de Ançã onde os participantes puderam degustar o bolo de Ançã, jeropiga e café de cafeteira.

O almoço decorreu na Praia da Tocha e incluiu pratos tradicionais da região, dinamizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT). O programa abrangeu uma visita ao Museu da Pedra, uma unidade museológica criada com o objetivo de preservar as marcas de natureza antropológica, cultural e artística relacionadas com o uso do calcário extraído das jazidas existentes no concelho.

Os participantes visitaram também o CIAX - Centro de Interpretação da Arte-Xávega que pretende fomentar a compreensão das dimensões histórica, sociocultural e etnográfica de uma atividade piscatória tradicional bem representativa da Praia da Tocha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário