Um grupo de
investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
de Coimbra (FCTUC) está a avaliar o impacto ambiental do ciclo de
vida de diferentes tecnologias de motores elétricos.
Até ao momento,
os resultados obtidos mostram que os motores síncronos de relutância
(SynRM) com eficiência IE5 (maior nível de eficiência normatizado)
apresentam uma maior eficiência operacional, mas têm maiores
impactos ambientais na fabricação.
«Esta
questão deve-se fundamentalmente a duas possibilidades: a primeira,
é a utilização de mais materiais para a redução de perdas, e a
segunda, é pela utilização dos materiais específicos, como os
ímanes permanentes de Neodímeo-Ferro-Boro. Para a extração e
processamento de neodímio os impactos são elevados, tanto na terra
como na água»,
revela Danilo de Souza, aluno de doutoramento do Institute of Energy
and Environment (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, de
Erasmus no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da FCTUC.
De acordo com o
estudante internacional, «os
motores síncronos de ímanes permanentes (PMSMs) apesar de serem os
mais eficientes, têm um impacto ambiental mais significativo,
especialmente no fabrico e eliminação, devido à extração de
metais de terras raras e aos desafios da reciclagem».
Um dos principais
objetivos do projeto passou por avaliar os impactos ambientais do
ciclo de vida de diferentes tecnologias de motores elétricos,
comparando motores de gaiola de esquilo de indução (SCIM), que
representam aproximadamente 95% dos motores utilizados na indústria,
com eficiência IE3 (nível mínimo de eficiência permitido),
motores SynRM e PMSM, com eficiência IE5.
Desta forma,
explica o investigador, «tentámos
compreender os impactos ambientais destas tecnologias, desde a
extração de matérias-primas, passando pela produção, pela etapa
mais impactante, que é eficiência energética do uso, até à fase
de fim de vida, sendo considerado o descarte ou os cenários de
reciclagem. Tipicamente, analisa-se apenas a etapa de uso, acabando
por se negligenciar as demais. Portanto, esta investigação acaba
por contribuir para que esta questão seja ultrapassada»,
acredita.
Além disso, este
projeto destaca ainda a necessidade de considerar os impactos
ambientais na seleção de tecnologias para sistemas de acionamento
de carga, reforçando a eficiência e a sustentabilidade ambiental
como critérios relevantes em todas as etapas da vida dos motores
elétricos.
«Isto
é crucial para promover a adoção de produtos energeticamente
eficientes e sustentáveis no mercado europeu, alinhando-se com as
metas de eficiência energética e a redução de emissões de gases
de efeito estufa»,
conclui.
Esta investigação
contou com a participação ativa da FCTUC, tendo sido orientada por
Aníbal Traça de Almeida (ISR), e apoiada pelos investigadores João
Fong (ISR) e Carlos Hernandez, do Centro para a Ecologia Industrial
(CIE-FCTUC).
*Sara
Machado
Assessora
de Imprensa
Universidade
de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
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