terça-feira, 14 de maio de 2024

Proença-a-Nova | Fróia e Malhadal com qualidade de ouro

 
Fróia e Malhadal foram consideradas pela Quercus praias com qualidade de ouro, uma distinção que apenas 55 praias interiores a nível nacional conseguiram obter. Em todo o país, só quatro concelhos incluem duas praias fluviais com qualidade máxima na lista – um dos quais é precisamente Proença-a-Nova. A associação nacional de conservação da natureza analisou os dados das análises à água efetuadas nos últimos cinco anos, para obter uma leitura de continuidade dos resultados.
Para João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, “a classificação confirma as potencialidades turísticas do concelho e os frutos do investimento que tem vindo a ser feito na requalificação das zonas balneares. Qualidade e segurança são dois requisitos que andam de mãos dadas”. Relativamente à Praia Fluvial da Fróia, brevemente irá ser submetida uma candidatura para requalificação do espelho de água e dotar o espaço e o circuito de praia de novas valências, candidatura essa que se encontra inscrita no plano de financiamento do PT2030 e também no + Interior.
Apesar do decréscimo do número de praias com qualidade de ouro a nível nacional (356, menos 38 que no ano passado), apenas 55 se localizam em zonas interiores, em que os padrões são mais difíceis de manter, sobretudo quando os caudais são reduzidos. A lista completa de praias com qualidade de ouro pode ser consultada no site da Quercus.
Das 356 praias galardoadas, 291 são costeiras (82%), sendo que obtiveram a classificação de “Qualidade de Ouro” 58 praias dos Açores, 24 da Madeira, 55 do Tejo e Oeste, 54 no Norte, 58 do Algarve, 17 do centro e 25 do Alentejo.
Para obterem a classificação máxima, só foram consideradas áreas balneares que apresentaram qualidade de água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na época balnear anterior (2023) terem apresentado resultados melhores em vários indicadores.
A informação de base é disponibilizada pelo Instituto da Água, através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, e respeita as regras europeias relativas à qualidade da água das praias.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário