terça-feira, 14 de maio de 2024

Estarreja | Santo António está a chegar. Mercado Antigo e Sons do Minho na abertura das festas da Cidade


Chegam mais cedo as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, já no último dia deste mês. De 31 de maio a 16 de junho, os festejos honram as tradições e convidam toda a população a sair à rua com um programa diversificado onde se destacam as Bandas em Festa (31 de maio), o Mercado Antigo (31 de maio a 2 de junho), o Desfile Etnográfico (2 de junho), as Marchas Populares (12 junho), as Tasquinhas ou os grandes concertos com nomes bem conhecidos da música portuguesa: Sons do Minho (1 junho), Os Quatro e Meia (dia 13), David Fonseca (dia 14), Ana Bacalhau (dia 15) e Flaviana Borges (dia 16).
As festas decorrem em vários pontos da cidade, tendo como pontos centrais a Praça Francisco Barbosa (31 de maio a 2 de junho) e o Parque Municipal do Antuã (12 a 16 de junho).

1 centena e meia de músicos no mesmo palco
O projeto local "Bandas em Festa", desenhado especialmente para a abertura das festas, reúne, no dia 31 de maio, sexta-feira, no mesmo palco as 3 bandas filarmónicas concelhias, Bingre Canelense. Visconde de Salreu e Club Pardilhoense. Um momento festivo, que acima de tudo valoriza e consagra a importância histórica, educativa e cultural destas coletividades, verdadeiras escolas de música geracionais, por onde passam e são formados centenas de estarrejenses. Na noite seguinte, sábado, 1 de junho, o grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, vai animar o palco da Praça com temas originais de cariz tradicional e popular e cantigas ao desafio ou desgarradas.

Mercado Antigo até 2 de junho na Praça
O Mercado Antigo estará a funcionar nos dias 31 de maio (19h às 24h00), 1 de junho (das 12h às 24h00) e dia 2 (9h30 às 19h00), com um total de 80 feirantes de comes e bebes, carnes e enchidos, frutas e legumes, pão, tremoços, doces, plantas, biológicas, artesanato e louças e velharias.

Uma das novidades deste ano é a Mostra do Traje Popular, no sábado, dia 1, onde os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos do Município de Estarreja são os protagonistas principais. Este será um momento de desfile e mostra da arte do bem trajar e dar a conhecer as particularidades que constituem o Traje Popular Português, nas suas variadas vertentes, nomeadamente na representação de quadros demonstrativos da identidade territorial local.
Com o desfile etnográfico de manhã, o domingo evidencia a cultura popular e a memória, também no espetáculo comunitário interassociativo (A)braços da Ria II, que representa o continuar de um desafio criativo lançado ao movimento etnográfico do concelho.

De 12 a 16, as festas estão no parque da cidade
Após o primeiro fim de semana de Mercado Antigo na praça principal da cidade, as Festas mudam-se para o Parque Municipal do Antuã, como manda a tradição. As Marchas Populares, este ano com 7 grupos a desfilar e um total de 752 marchantes e músicos, dão cor à Avenida 25 de Abril e à alameda do parque na noite de 12 de junho, terminando em arraial com o espetáculo do Miguelito da Concertina.

Irão desfilar as seguintes marchas: Fundação Cónego Filipe Figueiredo - "50 anos de Liberdade"; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro - "As Ceifeiras"; Associação Cultural e Recreativa A Esteira de Veiros - "Há festa no cais"; Associação Recreativa e Cultural Grupo de Samba Os Morenos - "Festas dos Tabuleiros de Tomar"; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes - "Os Lavradores"; Associação Cultural e Recreativa e Escola de Samba Vai Quem Quer - "Popularmente falando, bem-vindos a feira dos doces"; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense - "Namoro à moda antiga".

Está lançado o mote para as noites quentes de verão com os grandes concertos no parque da cidade, com entradas livres. Antes de se estrearem no Brasil e já com uma primeira data lotada no Super Bock Arena, no Porto, Os Quatro e Meia atuam em Estarreja no dia 13.

David Fonseca chega na noite seguinte, prometendo uma prestação ao vivo memorável com a mistura de várias componentes multimédia, e cantar as suas canções desde há muito representativas do que de mais importante tem sido produzido a nível musical em Portugal.

Intérprete ímpar, que em palco se entrega sempre como se aquela pudesse ser a última vez que a ouvimos e vemos ao vivo, Ana Bacalhau apresenta-se a solo no dia 15.

Flaviana Borges, que conquistou o coração do público jovem na participação de vários programas de talentos e acaba de editar o seu primeiro EP "Cristal", fecha o leque de artistas que passam no palco das Festas de Estarreja em 2024.

Comida típica é servida nas Tasquinhas
Conviver à mesa, comer e beber é sempre uma das sugestões mais apreciadas pelos estarrejenses e pelos visitantes. Com abertura no dia 12, quarta-feira, às 19h, as Tasquinhas de Gastronomia Regional abrem o apetite para os sabores mais tradicionais, servidos ao longo de cinco dias por 12 associações: Rivers Estarreja BBC, Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Mordomia Genuína, Associação - Eu'fêmeas, Associação Cultural e Recreativa - Man'donnas, GRES Trepa de Estarreja, Grupo de Carnaval Gresfa, Grupo de Carnaval Zsazsa's, Saias - Associação Recreativa, Associação Atlética de Avanca, ACADOF - Associação Cultural de Amizade e Desporto Olímpico de Fermelã, Estarreja Andebol Clube e Clube Pimpónico.

Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja
31 de maio ~ 16 junho 2024

EXPOSIÇÕES
31 maio

17h Biblioteca Municipal Exposição "Santo António", de Joakin Pereyra (patente até 22 de junho)

18h Casa da Cultura Exposição "Bombeiros Voluntários de Estarreja: 100 anos de História" (patente até 31 de agosto)

31 de maio, 1 e 2 junho

PRAÇA FRANCISCO BARBOSA MERCADO ANTIGO
Dia 31, sexta-feira, 19h-24h

21h30 Desfile das Bandas (Rotunda das Bateiras, Praça Francisco Barbosa)

22h Bandas em Festa

Concerto das Bandas Filarmónicas Club Pardilhoense, Visconde de Salreu e Bingre Canelense

Dia 1, sábado, 12h-24h
12h Abertura do Mercado Antigo
13h-15h Animação itinerante
14h-17h Jogos Tradicionais
17h Saudação do Presidente da Câmara Municipal

Mostra de Traje Popular
22h Concerto Sons do Minho

Dia 2, domingo, 9h-19h

9h30 Passeio de Pasteleiras (Bicicletas antigas) da Assoc. Desportiva de Santiais
10h30 Desfile Etnográfico
12h-16h Animação Ventos da Ria

16h (A)Braços da Ria Espetáculo comunitário interassociativo
Conceção e direção: Luís Fernandes, d'Orfeu AC / Promotor: Município de Estarreja
Participação: Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia", Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã", Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã", Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca.

17h30 Animação Grupo de Bombos "Bate Forte"
12 a 16 junho

PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ
Tasquinhas de Gastronomia Regional [Animação residente DJ Kareka]

Dia 12, quarta-feira
19h-2h Tasquinhas
21h30 Av. 25 de Abril e Alameda do Parque Marchas Populares
23h30 Baile popular Miguelito da Concertina

Entrega de prémios às marchas vencedoras
Dia 13, quinta-feira
19h-1h Tasquinhas
15h Cine-Teatro de Estarreja Cerimónia Dia do Município
17h Praça Francisco Barbosa Eucaristia Solene e Procissão
19h30 Concurso Melhor Prato
22h30 Concerto Os Quatro e Meia

Dia 14, sexta-feira
19h-3h Tasquinhas
22h30 Concerto David Fonseca

Dia 15, sábado
12h-3h Tasquinhas
15h-17h Jogos Tradicionais
22h30 Concerto Ana Bacalhau

Dia 16, domingo
12h-24h Tasquinhas
15h Desfile Fanfarras (Centenário dos Bombeiros Voluntários)
22h Concerto Benjamins
22h45 Concerto Flaviana Borges

Atividades paralelas
Dias 6 e 7, quinta e sexta-feira
10h30 e 14h30 Biblioteca Sessão de narração oral Partilhando Contos, com António Fontinha
Público-alvo: Seniores e IPSS

Dia 7, sexta-feira
18h30 Fábrica da História Oficina A Brincadeira de Contar Histórias, com António Fontinha

8 junho, sábado
9h-18h Mercado Júlio Neves 25.º Convívio dos Amigos Motards de Avanca

10 junho, segunda-feira
10h-13h Complexo de Desporto e Lazer 33.º Torneio de Natação "Cidade de Estarreja"


*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário