A
Câmara Municipal de Cantanhede faz um balanço positivo do trabalho
realizado pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal
(GMACI),
criado em setembro do ano passado.
Terminado
o projeto CuidIn, em junho de 2023, uma referência a nível nacional
no âmbito dos cuidadores informais, a autarquia entendeu criar o
GMACI, que se tem revelado uma iniciativa de grande impacto e que
“tem prestado um grande contributo aos cuidadores informais do
concelho”.
“O
balanço é positivo, com centenas de famílias beneficiadas. O nosso
compromisso é dar continuidade a este trabalho, manter o
acompanhamento e capacitar os cuidadores de forma descentralizada nas
14 freguesias do Município”,
sublinhou a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões.
Até
ao momento, o Município de Cantanhede tem referenciados 764
cuidadores informais no concelho, tendo sido realizados, desde
janeiro até ao momento, 759 atendimentos.
Outro dos serviços passa pela informação e aconselhamento dos cuidadores informais, atendimento psicossocial e formação psicoeducativa.
Uma dessas formações dirigidas aos cuidadores informais interessados do concelho de Cantanhede, começa já no próximo mês de novembro, com o apoio do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo.
Esta formação gratuita visa capacitar num curto espaço de tempo os cuidadores informais para situações práticas do quotidiano e abordará, ao longo de sete horas, várias temáticas essenciais à prestação de cuidados.
“Nutrição e Alimentação”, “Cuidados com a Higiene Oral”, Cuidados com a Mobilidade”, Cuidados com a Audição e a Visão” e “Prevenção de Quedas” são algumas das temáticas abordadas. Os interessados devem inscrever-se até dia 20 de setembro, na Junta de Freguesia da sua área de residência.
O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Divisão da Ação Social e Saúde do Município, na Casa Francisco Pinto, ou através do número 910 807 060.
Recorde-se, a propósito, que a Câmara Municipal de Cantanhede viu ser-lhe atribuído o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, no âmbito da 3.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.
Esta distinção, referente ao biénio 2023/2024, deveu-se à adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício do individuo que acompanha e cuida da pessoa de forma permanente, nomeadamente através do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário