O IPO de Coimbra conta, desde o início de setembro, com um novo equipamento de videomediastinoscopia, tendo já realizado as primeiras cirurgias com recurso ao novo dispositivo.
O mesmo permite, a partir de agora, uma técnica aprimorada de exploração do mediastino (região mediana do tórax) que vem reforçar, sobretudo, a capacidade de estadiamento de tumores do pulmão e o diagnóstico de lesões mediastínicas.
Apesar desta técnica já ter sido realizada anteriormente na Instituição, com aparelho clássico de visualização direta, a evolução para um procedimento com aquisição de imagens de vídeo representa um acrescento muito relevante no que respeita à eficácia diagnóstica, à área de exploração mediastínica e à segurança para o doente.
A videomediastinoscopia revela-se por isso mesmo um complemento fundamental às técnicas de diagnóstico endoscópico e guiados por técnicas de imagem como a TAC, de que o IPO de Coimbra já dispunha e das quais é referência.
O IPO de Coimbra e a sua Unidade de Cirurgia Torácica têm vindo a fazer um claro investimento na modernização dos procedimentos cirúrgicos, no sentido de diminuir o grau de invasividade dos mesmos, assim como na melhoria dos resultados clínicos, na segurança dos doentes e no aumento do volume assistencial à comunidade.
Legenda: Dra. Sara Cunha, Dra. Ana Luís Garcia e Dr. Tiago Nogueira - Unidade Funcional de Cirurgia Torácica do IPO de Coimbra
*João Pereira Belo
Assessor de Imprensa
Gabinete de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário